Aveiro: Alteração da REN / Museu da Terra

718
Quinta do Costa, futuro 'Museu da Terra', em Requeixo, Aveiro.
Comercio 780

No quadro da criação do novo Museu da Terra, na Quinta da Costa, em Requeixo, o Executivo Municipal deliberou aprovar a alteração à Reserva Ecológica Nacional (REN), no espaço a que corresponde o edifício da antiga Quinta da Costa e onde, de acordo com o estudo prévio, serão realizados trabalhos de restauro, reabilitação e construção de infraestruturas de apoio ao referido Museu.

O projeto contempla um vasto e diversificado programa de índole rural, ora integrando usos e ações compatíveis com os objetivos de proteção ecológica e ambiental e de prevenção e redução de riscos de áreas integradas na REN, ora integrando outras ocupações que incluem serviços intrínsecos e de apoio fundamentais para o projeto museológico que, afetando áreas inseridas em REN – na tipologia de áreas de elevado risco de erosão hídrica, não têm enquadramento nos termos do respetivo regime jurídico.

O processo segue agora para apreciação pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C).

O futuro Museu da Terra

O Museu da Terra será um novo espaço museológico, dinâmico e interativo, a construir na localidade de Requeixo, tendo como objetivo evidenciar a riqueza patrimonial e etnográfica do referido lugar, somando-lhe novas valências das quais se destaca a demonstração e interpretação da construção em terra.

Esta unidade museológica vai integrar a rede dos Museus de Aveiro, partindo do objetivo base de valorizar o espólio do Grupo Animador, Cultural e Etnográfico do Museu de Requeixo, que integra alfaias de práticas agrícolas ancestrais e artefactos de casa de agricultores.

Câmara de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.