Covid-19: Testes começam a ser feitos no Centro de Saúde de Aveiro segunda-feira

5184
Centro de Saúde de Aveiro.
Comercio 780

A chamada ‘Unidade Covid-19’ do Centro de Saúde de Aveiro começará a realizar testes ao novo coronavúris “no início da próxima semana”, anunciou a Câmara local que assegurou garantiu parte das condições de logística necessárias (tendas, água, luz, equipamentos de proteção, entre outros artigos).

Aguarda-se que o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga faça a divulgação pública das regras do funcionamento do centro de triagem que ficou instalado esta sexta-feira.

Para a autarquia, os testes devem ser encaminhados para o laboratório disponibilizado pela Universidade de Aveiro, que está pronto a funcionar no início da próxima semana, de forma a encurtar os tempos de espera dos resultados, agregado às capacidades de resposta a estas solicitações existentes já no hospital de Aveiro.

“Defendemos, exigimos e desenvolvemos diligências nesse sentido”, refere um comunicado assinado pelo presidente da Câmara, para que o recurso a Coimbra é uma solução “com perda de tempo, previsíveis demoras nos resultados, e gastos dispensáveis de logística” .

“Lamento pelo mau funcionamento da logística do Ministério da Saúde”

Ribau Esteves aproveita para dar nota negativa à resposta do Governo às necessidades dos agentes de saúde no terreno.

“Queremos também manifestar o nosso lamento pelo mau funcionamento da logística do Ministério da Saúde no abastecimento em Equipamentos de Proteção Individual e testes Covid-19 para os seus próprios profissionais trabalharem neste combate, ao serviço dos cidadãos, no qual perder tempo é dar espaço ao crescimento do Covid-19 e corrermos o risco de perdermos mais vidas, exigindo-se muito mais e melhor, capacidade de gestão, organização e eficiência operaciona”, alerta o edil (Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

[comunicado completo da Câmara de Aveiro]

Artigo relacionado

Covid-19: Portugal atinge as 100 mortes, discrepâncias no relatório de infetados na região

Publicidade, Serviços & Donativos