Covid-19 / Ovar: Testes de despistagem devem começar segunda-feira

1232
Hospital de Ovar.
Comercio 780

Uma tenda que servirá de posto de recolha de material para análises de rastreio ao novo coronavírus Covid-19 já está instalada no Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar.

O módulo cedido pela Cruz Vermelha Portuguesa irá receber pessoas previamente referenciadas pelo serviço local de saúde para fazer rastreios, devendo entrar em funcionamento “assim que estejam reunidas todas as condições técnicas”, apontando-se para a próxima segunda-feira.

O serviço é assegurado por pessoal do hospital e dos cuidados de saúde primários de Ovar, podendo vir a afazer 40 recolhas diárias (20 da parte da manhã e outras tantas durante a tarde).

Os testes só serão efetuados às pessoas que forem referenciadas pela autoridade local de saúde pública.

Devido ao surto epidemiológico, as atividades hospitalares sofreram diversas restrições impostas pelo plano de contingência da unidade para “proteger a saúde dos doentes, profissionais e cidadãos em geral” .

O nível de “contágio comunitário” (números oficiosos da Câmara apontavam na quinta-feira para meia centena de casos) levou a Autoridade de Saúde Regional a declarar o estado de calamidade no concelho vareiro (Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Discurso direto

“Estamos a falar de um importante serviço a funcionar no perímetro externo da unidade para ajudar na luta contra a pandemia, numa estratégia de prevenção e antecipação de um cenário previsível de aumento de casos suspeitos. “É uma fase crítica para toda a comunidade em geral e muito particularmente para o concelho de Ovar. Neste momento difícil, manifestamos, contudo, total confiança na nossa capacidade coletiva para vencermos este enorme desafio que nos está a ser colocado” – Luís Miguel Ferreira, presidente do Hospital de Ovar.

Artigo relacionado

Covid-19: Ovar regista primeiro óbito de pessoa infetada

Publicidade, Serviços & Donativos