Covid-19: Ol. de Azeméis com uma dezena de espaços para isolar utentes de lares

2648
Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, à esquerda.
Comercio 780

A CÂmara de Oliveira de Azeméis tem identificados 10 espaços disponíveis para casos de isolamento de utentes de lares locais, com capacidade para receber 207 pessoas.

É uma das medidas do “plano de mitigação para as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) do concelho” apresentado à Proteção Civil (municipal e distrital).

Segundo Joaquim Jorge, líder da da edilidade, foi definido um conjunto de “soluções que promovem intervenções que visam reduzir os impactos da pandemia Covid-19” naqueles equipamentos sociais.

Está previsto o acompanhamento que deve ser feito aos profissionais dos lares, “avaliando a disponibilidade exclusiva/não exclusiva de recursos humanos especializados”.

Em caso de necessidade, poderá ser activado “um modelo com equipas fixas, onde um funcionamento em espelho e turnos de maior número de horas é o desejável de forma a diminuir necessidade de recursos.”

O documento prevê, ainda, a avaliação do grau de risco dos utentes e a preparação de espaços para utentes, profissionais (descanso e estadia) e também de isolamento.

O plano para as ERPI procura acautelar o impacto da pandemia nas pessoas com mais de 65 anos, com doenças associadas e que conduzam a uma situação de perigo no caso de contágio (individual/coletivo), “uma vez que esta população encontra-se numa situação de risco acrescido de maior disseminação da infeção.”

Já os responsáveis pelas instituições terão de assegurar que os prestadores de cuidados e o outro pessoal de apoio estejam devidamente informados sobre a Covid-19, as suas principais formas de transmissão e as medidas preventivas de disseminação da infeção.

A Câmara coloca-se, pela sua parte, “totalmente ao lado das instituições de forma a prestar todo o apoio necessário conjuntamente com as entidades envolvidas” (Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Publicidade, Serviços & Donativos