Covid-19: Bloco de Esquerda questiona paragem durante a Páscoa dos rastreios no Europarque

1393
Europarque, centro de testes Covid-19.

O Bloco de Esquerda insurgiu-se contra a suspensão de rastreio no centro de testes Covid-19 instalado no Europarque nos dias 10 a 12 de abril por falta dos técnicos a quem está entregue a tarefa de fazer amostras.

A Câmara de Santa Maria da Feira anunciou nas suas redes sociais o encerramento do Laboratório Germano de Sousa, que estava destacado para o concelho.

“É um anúncio verdadeiramente incompreensível. Numa altura em que se exige que se façam testes a todos os casos com algum sintoma que possa ser enquadrável na doença Covid-19, um laboratório privado que faz parte do grupo de convencionados com o SNS decide interromper a sua atividade e encerrar um centro de testes que serve vários municípios?” questionam um comunicado do Bloco de Esquerda distrital.

Durante os dias de paragem, “alguém que seja considerado um caso suspeito e que tenha credencial do SNS para teste só terá duas opções: esperar vários dias para poder fazer a marcação (o que é absolutamente contraproducente e desrespeita a norma da DGS que obriga a que os testes sejam marcados até um máximo de 48h) ou deslocar-se, por vezes por várias dezenas (se não mais) de quilómetros para realizar um teste”, lamenta ainda aquela força partidária.

O Bloco alerta ainda que “tem sido notório que o convencionado que explora o Europarque tem demonstrado uma capacidade abaixo da inicialmente anunciada, realizando uma média de 80 testes por dia e não os 400 que tinha anunciado, o que tem levado até a alguma dificuldade de agendamento para testagem”. Agora “encerrar um centro de testes em plena epidemia é algo que não se deve permitir”, estranha a distrital do partido.

Os convencionados são pagos pelo SNS a cerca de 100€ o teste (“uma margem de lucro significativa”), por isso, “têm uma obrigação acrescida de garantir a testagem dos casos suspeitos”, refere o Bloco de Esquerda, para quem o Governo deveria “intervir imediatamente, impondo a abertura do centro de testes e assegurando o seu funcionamento e a testagem através dos meios do SNS” devido ao desinteresse do privado (Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Publicidade, Serviços & Donativos