“Falta de informação faz com que deixemos de ter uma linha orientadora”

1919
Bombeiros de Vale de Cambra.
Comercio 780

Na verdade, os números fazem soar alarme, mas também fazem com que a população adote medidas ainda mais restringidas no seu dia a dia, o que é bom, e tem reflexo nos possíveis contágios.

Comandante Victor Machado *

Lamentável é, provavelmente, a palavra indicada para o momento que um Município que tudo tem feito para responder à pandemia, gasta os seus recursos para responder e substituir quem deveria responder, tem tomado todas as decisões apropriadas a cada situação, e agora deixa de poder ser informado da real situação do seu território.

Depois de uma subida vertiginosa de casos no Município no dia de ontem (100 casos), que leva e muito bem ao acionamento do Plano de Emergência Municipal, para que se tenha mecanismos mais amplos na intervenção, a Direção-Geral de Saúde (DGS) informa os delegados de saúde para que não disponibilizem dados do Município ao Sr. Presidente de Câmara, que de uma forma coerente e responsável partilhava com os Munícipes.

Na verdade, os números fazem soar alarme, mas também fazem com que a população adote medidas ainda mais restringidas no seu dia a dia, o que é bom e tem reflexo nos possíveis contágios.

Esta falta de informação faz com que deixemos de ter uma linha orientadora de intervenção e deixamos de ter a real noção da gravidade ao nível local.

Apesar do controle de números ser da DGS, a verdade é que estamos perante uma atividade de Proteção Civil em toda a situação a montante da resposta hospitalar.

Será necessário que os Municípios junto da tutela evidenciem o facto de quem paga tem direito de ser informado se no print abaixo colocado os 52 casos que faltam hoje no Município são dados como recuperados são óbitos ou simplesmente esfumaram-se para puxar a dita linha para baixo.

A informação é importante e o seu impacto, pela negativa ou positiva, está associada a comportamentos responsáveis ou irresponsáveis. E nós queremos ser responsáveis.

* Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra.

Publicidade, Serviços & Donativos