Covid-19: Aveiro, Albergaria e Ílhavo juntam-se a Vagos no grupo de risco muito elevado

2526
Dreamweb 728×90 – Video I

O Governo atualizou, esta quinta-feira, dia de reunião de Conselho de Ministros, as medidas de combate à pandemia quando o número de casos de Covid-19 continua a não dar mostras de abrandar. Na região, Aveiro, Albergaria-A-Velha, Oliveira do Bairro e Ílhavo passam a ter risco muito elevado.

Os concelhos de maior risco aumentaram de 60 para 90, sendo abrangidos pelas medidas de restrição já aplicadas anteriormente para este nível de alerta, incluindo a limitação da circulação na via pública, diariamente, entre as 23:00 e as 05:00.

No que toca à região, aumentaram os concelhos em risco muito elevado em relação à semana anterior. Vagos deixa de ser o único, estando agora também incluidos na lista Albergaria-A-Velha, Aveiro, Ílhavo (estes últimos três encontravam-se com risco elevado) e Oliveira do Bairro, que estavam em estado de alerta (ao todo são 47 concelhos no país com uma taxa de incidência superior a 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias ou 480, se forem concelhos de baixa densidade).

Medidas aplicadas:

Limitação da circulação na via pública a partir das 23h00.
Restaurantes podem funcionar até às 22h30. Às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo. A limitação do número do número de pessoas por mesa mantém-se: máximo de 4 pessoas por mesa no interior e de 6 pessoas por mesa na esplanada;
Exigência de certificado digital ou teste negativo para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local;
Teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam;
Espetáculos culturais até às 22h30;
Casamentos e batizados com 25 % da lotação;
Comércio a retalho alimentar até às 21h00 durante a semana e até às 19h00 ao fim de semana e feriados;
Comércio a retalho não alimentar e prestação de serviços até às 21h00 durante a semana e até às 15h30 ao fim de semana e feriados;
Permissão de prática de modalidades desportivas de médio risco, sem público;
Permissão de prática de atividade física ao ar livre até seis pessoas e ginásios sem aulas de grupo;
Eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela DGS;
Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.

43 concelhos encontram-se em risco elevado (taxa de incidência superior a 120 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade). Da região, figuram Arouca e Espinho.

Por último, existem 30 concelhos em alerta. Da região estão abrangidos neste nível Águeda, Estarreja, Murtosa, Ovar, Santa Maria da Feira e São João da Madeira.

Continuar a ler artigo do site Sapo24.pt

Mais 3641 casos de Covid-19 e cinco mortes

A Direção-Geral da Saúde (DGS) reporta 3641 novas infeções (menos 681 em relação a quarta-feira).

O total de internados subiu para 774 (mais 40). Mais três em cuidados intensivos (174 no total).

Lisboa e Vale do Tejo tem mais 1509 infeções e quatro mortes (a outra foi no Algarve). A Região Norte tem mais 1309 infeções e o Centro mais 296.

Ponto de situação do Covid-19 em Portugal

Artigo relacionado

Covid-19: ACeS do Baixo Vouga regista redução de casos ativos

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.