Contra a mudança da bitola, a favor de novas composições

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Imagem partilhada pelo Movimento Cívico pela Linha do Vouga.

É possível potencializar a linha do Vouga com via métrica desde que seja feita a requalificação prometida.

Por Aníbal Bastos *

Para ficarem bem na fotografia os candidatos pelo PS do círculo de Aveiro nas eleições legislativas, escolheram percorrer, a Linha do Vouga entre Oliveira de Azeméis e Espinho. Os nomes mais sonantes, pelos cargos ocupados na altura. Viajaram António Costa (Secretário Geral do PS, actual Primeiro Ministro), Pedro Nuno Santos (Ministro das Infraestruturas e Habitação) Joaquim Jorge (Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis) e Bruno Aragão (candidato pelo Distrito de Aveiro).

Pedro Nuno Santos: “A ideia socialista era fazer a requalificação do traçado entre Oliveira de Azeméis e Espinho para fazer a ligação até a Linha do Norte em Espinho (…). “Não podemos estar a deixar esta Linha para trás, ela é fundamental para estes concelhos, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Espinho, é fundamentais para nos ligar a grande área metopolitana do Porto e já está no programa Nacional 2030, nós queremos sinalizar esta Linha para recuperar.”

Bruno Aragão disse que António Costa veio a Oliveira de Azeméis dar visibilidade a uma Linha esquecida no tempo, e que estavam a pensar numa requalificação em conjunto com os outros autarcas independente da sua cor partidária.

Joaquim Jorge nesse momento, não falou aos jornalistas, mas o Movimento Cívico sabe qual é a sua ideia em relação ao traçado da Linha do Vouga, e também já mostramos perante o autarca de Oliveira de Azeméis que a sua ideia não faz qualquer sentido!

Aquando dos festejos dos 110 anos, o autarca de Oliveira de Azeméis, numa entrevista ao JN disse o seguinte: “Nos tempos de hoje este traçado de via estreita não faz sentido, é preciso ganhar velocidade e como é que isto se faz? Mudando o traçado para a bitola ibérica, eletrificando a via, trazendo novas composições para servirem as populações com mais conforto e com mais comboios a circularem.”

Isto tudo para chegarmos até ao dia de hoje e vermos tudo igual, a nossa Linha não sofreu qualquer alteração na via, e atenção o Movimento é de todo contra a mudança da bitola, é sim a favor de novas composições, requalificação e correção do traçado actual, assim como das suas estações!

É possível potencializar a linha do Vouga com via métrica desde que seja feita a requalificação prometida.

Temos vivido momentos que nos tiram passageiros e deixam outros com o pé atrás, em Agosto de 2018 foram suprimidas quatro viagens e imagine-se por falta de combustível para se realizar as viagens.

Em Abril deste ano aconteceu a mesma situação e bem recentemente os passageiros ficaram a 1500 m da estação terminal de Oliveira de Azeméis, estas situações, só deixam desconfiança nos seus utilizadores, mas o Movimento e não só, comprovaram que mesmo assim, e com o reforço de horário e de composições no período durante os meses de verão não tivemos falta de passageiros.

Uma situação que nos deixa preocupados e que foi usada como justificação para encerramento de outras vias estreitas, é a falta de cobrança de bilhetes aos passageiros que como já foi denunciado, por vezes acontece e o mesmo tem acontecido com abundância.

Tememos que a CP, responsável pela exploração da Linha do Vouga use como desculpa, a falta de passageiros (como fez no Tua) para encerrar a Linha do Vouga ou retirar este ou aquele horário por falta de passageiros. Passageiros existem, os comboios vão cheios.

* Movimento Cívico pela Linha do Vouga.

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