Como crescer em 2019? Ideias para ajudar a crescer no próximo ano

1297
RAIZE.
Comercio 780

O final do ano é sempre uma boa altura para pensar em mudanças e novos investimentos que aumentem a produtividade e o crescimento da empresa. Aqui ficam algumas ideias.

A economia portuguesa vai continuar a crescer. Mas as famílias devem gastar menos.

A atividade em Portugal deve continuar a crescer nos próximos anos, embora estejamos a verificar já algum abrandamento (em linha com o esperado). O abrandamento está a ser provocado (entre outros fatores) por uma contração gradual do consumo das famílias que deve continuar em 2019.

Últimas projeções de crescimento do Banco de Portugal:

• 2017: 2.8% (histórico)
• 2018: 2.3%
• 2019: 1.9%
• 2020: 1.7%

Os portugueses estão a comprar cada vez mais online. E o número vai continuar a aumentar.

De acordo com dados do INE, 37% dos portugueses já utiliza a internet para fazer compras de produtos e serviços. Este valor mais que duplicou nos últimos 8 anos e é estimado que continue a aumentar em 2019, à boleia dos gigantes do “e-commerce” como a Amazon que estão a reforçar a sua presença em Portugal.

Os mesmos dados indicam que 63% das PME portuguesas já têm presença online mas apenas 19% consegue vender. Este valor é substancialmente mais baixo quando comparado com os restantes países europeus, o que pode representar uma boa oportunidade de crescimento.

Experimente novas aplicações e serviços das “Startups” para aumentar a sua produtividade e a dos seus colaboradores.

Estes são alguns dos serviços de produtividade mais utilizados pelas PME um pouco por todo o mundo. Muitos destes serviços são gratuitos ou têm um custo muito reduzido o que os torna muito atrativos para as empresas mais pequenas.

Slack – um “chat” da empresa que ajuda os colaboradores a trocarem mensagens de forma rápida (sem necessidade de email).
Skype – serviço de chamadas online. Por €15/mês pode realizar chamadas ilimitadas para telefones e telemóveis em Portugal.
WIX / Shopify – plataformas para construir websites e lojas online. Um website moderno pode aumentar as suas vendas e reduzir a necessidade de prestar apoio direto ao cliente.
Todoist – mantenha uma “checklist” atualizada com alertas das tarefas diárias e semanais. Para ajudar a gerir a complexidade do dia-a-dia e novas oportunidades de negócio.

Investir tempo em “parar, descansar, ler e refletir”

Há muitos anos que Bill Gates tira uma semana de trabalho (por vezes duas) para refletir sobre o futuro da sua empresa – a famosa “Think Week”. Durante uma semana, Gates vai sozinho para a sua casa na floresta, mantendo contacto mínimo com família, amigos e colaboradores. Ainda que muitos gerentes em Portugal não possam fazer exatamente o mesmo, fica a importante referência de que é preciso “parar, descansar, ler e refletir” periodicamente para ganhar novas perspetivas e ideias sobre o futuro da sua empresa.

Sobre a Raize

A Raize é a bolsa de empréstimos para micro e pequenas empresas, que financia a sua empresa a médio/longo-prazo. Em 2019, temos 50 milhões de euros para investir no futuro das PME portuguesas.
A Raizecrowd, Lda é uma entidade gestora de plataforma de financiamento colaborativo por empréstimo autorizada e supervisionada pela CMVM. Todas as operações de pagamentos, transferência e receção de fundos e cobranças são asseguradas pela Raize Serviços de Gestão, S.A. Sociedade Aberta, uma instituição de pagamentos autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o no 8711, e cotada na Euronext Lisbon