Ciclovia e percurso pedonal parte de Sernada para ligar a Sever do Vouga

4511
Sernada do Vouga, Águeda.

Uma via ciclável e pedestre, designada de ‘Ecopista do Vouga’, vai ser construída ligando o complexo ferroviário de Sernada, em Águeda, até ao lugar de Foz, em Albergaria-A-Velha, “interligando aí com a já existente em Sever do Vouga”.

Anuncio feito hoje em comunicado pela autarquia aguedense, sem adiantar data para o início dos trabalhos.

Este troço da ‘Ecopista do Vouga’ fará parte de um traçado ciclável e pedestre de interligação com vários municípios, “criando uma rede de ecopistas de âmbito regional (ligando a do Vouga, Dão e Mondego) e nacional/internacional (EuroVelo 1)”.

A ciclovia e pedestre irá custar cerca de 151.368 euros, sendo comparticipado em 70% pelo Turismo de Portugal, no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior – Programa Valorizar.

O troço que ligará Sernada do Vouga ao lugar de Foz terá cerca de 4,6 quilómetros. 800 metros dos quais em Albergaria-a-Velha. Por isso, “os dois municípios vão estabelecer um acordo de comparticipação financeira proporcional”, cabendo a execução da obra a Águeda.

A obra integra o chamado “Projeto de infraestruturação, monitorização e gestão integrada dos traçados estruturantes da Grande Rota da Ria de Aveiro – Ecopista do Vouga”.

Aspetos da ecopista

» Utiliza o traçado do ramal de Viseu da Linha do Vouga, o que permite ligar, a partir de Sernada, vários concelhos, designadamente Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, Vouzela, S. Pedro do Sul, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, numa extensão total de cerca de 128 quilómetros;

» Entre Sernada do Vouga e o nó da A25, no Carvoeiro, estão previstas intervenções pontuais de melhoria da estrada (pavimento fendilhado ou depressão acentuada), bem como a instalação de sinalética vertical e marcações no asfalto; do nó da A25 até à Foz será construída uma ciclovia, utilizando o espaço canal da Linha Ferroviária do Vouga;

» Com a articulação com os traçados regionais – Ecopista do Vouga, Ecopista do Dão e Ecovia do Mondego – e o nacional/internacional – EuroVelo 1, este projeto permitirá contribuir para a infraestruturação, qualificação e dinamização turística dos principais eixos de mobilidade suave. Águeda espera ficar colocada “num patamar de destaque no segmento turístico do Cycling & Walking de dimensão internacional, promovendo ainda a visitação a elementos do património natural e cultural”.

Discurso direto

“Fica, assim, assegurada a ligação do Complexo Ferroviário de Sernada da Ecopista do Vouga até à Ecopista do Dão. É um projeto que valoriza a região em termos históricos, ambientais e turísticos” – Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda.

Artigo relacionado

Adjudicada a sinalética da ‘Grande Rota da Ria de Aveiro’

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780