CDU em defesa da Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga

845
Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga (CDU, Águeda).

Uma delegação da Comissão Coordenadora de Águeda da CDU, que contou com a presença de Milton Matos e de João Canas, candidatos à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Águeda respectivamente, visitou no passado sábado a Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga, sítio com a classificação de Imóvel de Interesse Público desde 1947.

Apesar dessa classificação, aquela Estação Arqueológica está numa situação de completo abandono. Fruto da falta de manutenção são visíveis os sinais de progressiva degradação e de vandalismo.

Acresce que, há anos que se mantém no Site da Câmara Municipal de Águeda o aviso que este local, de enorme importância histórica mas também um ponto com potencial de dinamização turística, se encontra encerrado “ao público, reabrindo assim que se reúnam as condições necessárias para a realização de visitas”.

É inadmissível o estado de desinteresse e abandono em que se encontra a Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga, podendo, se nada for feito brevemente, acarretar a degradação irreversível de património ilustrativo de várias épocas e diferentes civilizações que ocuparam este território.

O actual Executivo Camarário já tem habituado o povo de Águeda a este desprezo pelo património histórico do concelho, são disso exemplos a inoperância face à reparação da ponte caída sobre o Vouga e à manutenção da Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga.

O que o povo e os trabalhadores de Águeda precisam é de uma Câmara Municipal que se bata pela resolução dos seus problemas, que preserve o património do concelho e que aproveite as potencialidades existentes.

Da parte da CDU fica o compromisso de questionar o Governo sobre a actual situação da Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga, exigindo a tomada de medidas para a sua manutenção e preservação.

CDU Águeda

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780