Casal recupera 150 mil euros de poupanças usadas indevidamente pelo antigo BPN

855
BPN (arquivo).

Uma entidade bancária foi condenada a restituir 150 mil euros a um casal residente na zona de Aveiro, acrescidos de juros. Os clientes foram convencidos pelo gerente do balcão que se tratavam de depósitos a prazo.

O caso arrastava-se na justiça desde 2018, com o banco a ser condenado sucessivamente nas várias instâncias por ter usado indevidamente o dinheiro das poupanças do casal em aplicações financeiras durante o período entre 2004 e 2006.

O Supremo Tribunal de Justiça julgou improcedente o recurso apresentado pela ré, mantendo as decisões condenatórias do Tribunal da Relação e do Tribunal de Aveiro.

O cliente pensava que “estava a colocar o seu dinheiro em aplicações seguras, com as características de um depósito a prazo, e com risco exclusivamente do banco.” Todavia, o valor foi aplicado em obrigações de uma empresa integrada no grupo da instituição bancária, que era à altura o Banco Português de Negócios (BPN), entretanto integrado num outro banco.

As aplicações no valor de 150 mil euros não foram reembolsadas e o banco deixou de pagar juros em 2015. O que o banco adquirente do antigo BPN terá agora de fazer, conhecido que foi em outubro o acórdão do Supremo, quase duas décadas após os factos em causa.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780