Candidaturas para “Residências Artísticas STEAM”

892
Aveiro Tech City Bootcamp.
Comercio 780

Estão abertas até ao dia 19 de setembro as candidaturas para as “Residências Artísticas STEAM”, uma iniciativa Aveiro Tech City que se propõe ligar o setor criativo e cultural ao trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) no âmbito da estratégia de Educação STEAM que tem vindo a ser implementado nas escolas do Município.

O programa de residências artísticas destina-se a artistas e entidades do setor criativo e cultural, com sede ou residência num dos 11 municípios da Região de Aveiro, e será desenvolvido durante o ano letivo 2022/2023. A entidade selecionada receberá um apoio financeiro de quatro mil euros.

Após o sucesso das edições anteriores, as “Residências Artísticas STEAM” regressam ao parque escolar aveirense, com o objetivo de promover o desenvolvimento de conteúdos artísticos com recurso à metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts & Mathematics), envolvendo artistas, docentes e alunos no mesmo projeto criativo.

À semelhança de Aveiro, candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027, também a cidade finlandesa de Oulu – Capital Europeia da Cultura em 2026 – desenvolverá de forma concertada e cooperativa o mesmo processo criativo, numa estreita colaboração europeia, com vista a constituir, num futuro próximo, uma rede de cidades europeias de partilha de conhecimentos e experiências na área da Educação STEAM.

Artistas, entidades culturais e recreativas e até micro e pequenas empresas podem candidatar-se às “Residências Artísticas STEAM”, sendo o único requisito ter já desenvolvido trabalhos na área artística e criativa, propondo-se concretizá-las com recurso à metodologia STEAM. As candidaturas devem ser efetuadas em formato digital, através do email [email protected].

Com este programa, a CMA, através da iniciativa Aveiro Tech City, pretende também enfatizar a importância da exploração do “A” das ARTES neste processo, avançando com conteúdos de liderança artística e criativa, mantendo, no entanto, o conceito holístico da utilização integrada das restantes áreas.
A entidade selecionada para integrar esta ação pedagógica e criativa será divulgada após 30 de Setembro, seguindo-se, entre outubro de 2022 e maio de 2023, a implementação do projeto com todos os envolvidos, em estreita articulação com a cidade europeia Oulu, onde se incluem viagens, contactos periódicos e partilha de experiências.
A apresentação dos resultados finais e o intercâmbio realizar-se-á entre maio e junho de 2023.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780