Câmara de S. João da Madeira realiza obras de reabilitação do Espaço Renascer

1547
Espaço Renascer (S. João da Madeira).

Instalações destinadas a atividades sociais estavam desativadas há cerca de cinco anos por falta de condições de funcionamento.

Sem utilização há cerca de cinco anos por falta condições, o Espaço Renascer, no Parrinho, está a beneficiar de obras de recuperação, no sentido de poder voltar a ser usado como local de realização de atividades sociais dirigidas à população local. Os trabalhos incidem também sobre outro espaço municipal localizado na Rua Milheirós de Poiares, na mesma zona do concelho de S. João da Madeira.

Promovida pela Câmara Municipal, a empreitada – no valor de cerca de 90 mil euros (IVA incluído) – faz parte da vertente material do projeto Habitus, financiado pelo Fundo Social Europeu, através de candidatura apresentada pela autarquia ao programa Portugal 2020, com o objetivo de proporcionar uma melhoria da qualidade de vida, bem-estar e igualdade de acesso a oportunidades às comunidades abrangidas.

No caso concreto da obra de recuperação do Espaço Renascer, trata-se de proceder à reparação de danos que essas instalações municipais sofreram e de dotá-las de condições acrescidas para voltarem a acolher iniciativas de âmbito social e atividades dinamização dirigidas a quem vive nesta zona do concelho.

A intervenção inclui a requalificação do interior do espaço, localizado no rés do chão de um dos prédios do bairro da ex-Fundação Salazar, assim como a instalação de novo mobiliário e reparação do sistema de saneamento, além da colocação de novo piso e revestimento das paredes, com pintura também do exterior e arranjos no exterior.

Acompanhado pelo vice-Presidente, José Nuno Vieira, pela vereadora da Ação Social, Paula Gaio, e por técnicos da autarquia, o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, realizou recentemente uma visita de acompanhamento destes trabalhos, que vão permitir que o Espaço Renascer funcione como um centro comunitário para a realização de atividades de índole sociocultural.

Segue-se a requalificação do Espaço Vida

Em breve, será igualmente requalificado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira o Espaço Vida, cujas instalações se localizam no Bairro do Orreiro e têm o mesmo fim social.

São trabalhos que vão decorrer também no quadro do projeto Habitus, que foi lançado no terreno em 2018 e que envolve, como entidades executoras da sua componente imaterial, as associações sanjoanenses Mentemovimento – Associação Pró-Saúde Mental de Entre Douro e Vouga, Ecos Urbanos – Associação de Jovens e Centro de Cultura e Desporto (CCD).

Câmara de S. João da Madeira

Publicidade, Serviços & Donativos