Câmara de Aveiro inaugura três desfibriladores

1771
Paços de Concelho, Aveiro.
Smartfire 728×90 – 1

Aveiro assinala o Dia Mundial do Coração, este sábado, 29 de setembro, com a realização de várias atividades durante a manhã.

Trata-se de uma iniciativa que visa o apoio e desenvolvimento de iniciativas que contribuem para a promoção da saúde e prevenção de doença, bem como o aumento da literacia em saúde.

Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Centro Hospitalar do Baixo Vouga, Aces Baixo Vouga e Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, o evento inicia-se pelas 9h00 com uma Caminhada que se inicia na Ponte dos Botirões e se prolonga até à Via Ecológica Ciclável de Aveiro, junto ao Cais da Ribeira de Esgueira.

Às 11h00 terá lugar “Aprenda a Salvar Vidas!”, uma ação de Suporte Básico de Vida, no Largo do Mercado Manuel Firmino, seguido do “Showcooking – Alimentação Saudável”, pelo Chef Jorge Pardal.

Por fim, às 12h00, a CMA apresenta um Desfibrilador Automático Externo (DAE), no Teatro Aveirense, integrado na  implementação em curso de um Programa de Desfibrilação devidamente certificado (com formação específica), em diferentes espaços públicos de edifícios municipais.

Note-se que as estatísticas nacionais indicam as doenças cerebrovasculares e cardiovasculares como a causa de morte mais frequente em Portugal, com uma percentagem superior a 30 por cento. A maior parte dos episódios de morte súbita cardíaca resulta da ocorrência de arritmias malignas, nomeadamente de fibrilação ventricular.

O único tratamento eficaz na paragem cardíaca devida à fibrilação ventricular é a desfibrilação elétrica, demonstrando a experiência internacional que a utilização de desfibriladores automáticos externos em ambiente extra-hospitalar, por pessoal não médico, melhora significativamente a sobrevida do paciente.

É neste pressuposto que a CMA disponibiliza a partir deste sábado, três DAE, localizados no Teatro Aveirense, Centro de Congressos e Parque de Exposições de Aveiro.