Câmara de Aveiro e DRCC preparam intervenção na Igreja das Barrocas

1829
Igreja das Barrocas, Aveiro.
Comercio 780

A Câmara de Aveio, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), “está a desenvolver o projeto para intervenção da Igreja das Barrocas”.

Informação avançado na edição mais recente do boletim municipal, que dá destaque a dois anos de mandato autárquico.

A intervenção em estudo tem “o objetivo de reparar a cobertura, rebocos interiores, madeiras das portas e caixilharias bem como introduzir um sistema de ventilação natural”.

A Igreja das Barrocas é um dos monumentos da cidade menos conhecidos do públicom onde ainda são visíveis os estragos de uma inundação poucos anos após o restauro.

O ‘Senhor das Barrocas’ era muito procurado pelos mareantes que vinham pagar as promessas que faziam antes das viagens, deixando oferendas.

A igreja, que abre ao culto ao domingo, ainda guarda alguns tesouros artísticos, especialmente pinturas e modelos com réplicas de barcos.

Ainda quando a património religioso, está em curso o projeto de execução, que vai permitir “a qualificação e abertura ao público” da Igreja das Carmelitas. Uma intervenção feita no âmbito do protocolo de colaboração assinado entre a DRCC, a Câmara e a Paróquia da Glória.

Em fase de projeto de execução está a reabilitação do Museu de Aveiro/Santa Joana, uma obra de aproximadamente dois milhões de euros.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780