Câmara de Águeda entrega rádios SIRESP aos meios locais de Proteção Civil

1012
Entrega de rádios SIRESP, Águeda.
Comercio 780

A corporação dos Bombeiros Voluntários de Águeda e duas Unidades de Proteção Civil locais foram contempladas pela autarquia local com novos dispositivos de comunicação, designadamente rádios SIRESP.

Em comunicado, a edilidade diz que o apoio é “uma ação pioneira a nível nacional”, tendo permitido adquirir e disponibilizar 16 rádios portáteis e cinco móveis para viatura.

Os equipamentos estão “devidamente” validados pelo Ministério da Administração Interna e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Além dos bombeiros, receberam equipamentos a unidade de Proteção Civil de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão e o Grupo de Voluntários da Freguesia de Valongo do Vouga.

“Reconhecendo o papel fundamental das comunicações num dispositivo de combate a incêndios, socorro e proteção civil, a autarquia efetuou esforços significativos para colmatar uma lacuna existente no concelho”, refere a nota de imprensa, dando conta de um investimento superior a 20.000 euros que contempla, igualmente, uma rede municipal de comunicações para a “integração das diferentes equipas de intervenção.”

Nesse âmbito, os Bombeiros Voluntários de Águeda, “darão formação, quer no combate aos fogos, quer no âmbito da utilização dos equipamentos”.

Aquando da entrega dos equipamentos, Jorge Almeida, presidente da Câmara, salientou a “importância” dos mesmos para que “as comunicações entre os vários intervenientes sejam mais eficazes, garantindo assim a sua segurança e uma melhor resposta às solicitações da população”.

Anunciou ainda que “numa segunda fase, a autarquia entregará equipamentos idênticos a outras instituições ligadas à proteção civil do concelho”.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780