Bolachas saudáveis da UA entre os finalistas de concurso do cluster agroalimentar

1708
Imagem Ecotropheliaportugal.

O projeto ‘Honey Bite’ idealizado por alunos da Universidade de Aveiro (UA) para criar “bolachas saudáveis com recheio de mel e avelãs” surge entre os finalistas do Prémio Ecotrophelia, revelou, esta quinta-feira, a organização.

É um dos 10 produtos inovadores desenvolvidos para o setor agroalimentar candidatos a vencedor nacional a anunciar a 21 de maio.

O premiado irá representar Portugal no Ecotrophelia Europe, agendado para o final deste ano.

A iniciativa lançada pela PortugalFoods, associação representativa do cluster agroalimentar português promove a eco-inovação, o empreendedorismo e a competitividade no setor agroalimentar, “desafiando estudantes do ensino superior a desenvolverem produtos alimentares diferenciados.”

O galardão contou este ano com 20 produtos a concurso, de 10 diferentes categorias, envolvendo 11 instituições do ensino superior.

Húmus com sabor a fumeiro, palitos de feijão, bolacha com farinha de tempeh de chícharo, as bolachas com recheio de mel e avelã de Aveiro, granola com dreche, panquecas saudáveis e uma sobremesa que renova o tradicional figuram entre os finalistas.

Mais de uma centena de universitários envolvidos nos projetos concorrentes

Segundo os promotores, o concurso mobilizou mais de 100 estudantes no desenvolvimento de produtos eco-inovadores nas categorias de padaria, bebidas, sobremesas, sopa, pequeno-almoço, refeições preparadas, cremes para barrar, produtos à base de carne, nutracêuticos e pastelaria.

O júri, composto por profissionais de diferentes áreas do setor, escolheu os 10 finalistas “tendo em conta critérios como inovação de produto, sustentabilidade, embalagem, propriedades organoléticas, credibilidade de mercado, entre outros.”

Além da possibilidade de representar o país na competição internacional, a equipa que ficar em primeiro lugar terá ainda um prémio no valor de 2.000 euros. Ao segundo classificado será atribuído um prémio monetário de 1.000 euros e o terceiro lugar levará para casa um prémio de 500 euros.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780