BfK Awards premeia tecnologia para levar internet à metade do mundo sem acesso

1151
Site UA_online.
Dreamweb 728×90 – Video I

O projeto Towards 5G venceu o BfK Awards, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito do Altice International Innovation Awards 2018.

O galardão, que inclui um prémio monetário de 5 mil euros, reconhece a criação de um potente processador, com recurso à tecnologia fotónica, que permitirá desenvolver a próxima geração de satélites de comunicações e garantir o acesso à internet à metade da população mundial que continua sem acesso.

Este trabalho foi desenvolvido pela investigadora do Instituto de Telecomunicações (IT) da Universidade de Aveiro (UA), Vanessa Duarte, com a parceria do Innovations for High Performance Microelectronics (IHP), da Alemanha.

Na prática, a investigadora portuguesa desenvolveu um potente processador para o núcleo dos satélites de comunicações que lhes confere a explosão de capacidade que é necessária para poder alargar o acesso à internet a toda a população mundial. E tudo com ganhos na qualidade de serviço e redução de custos. Com esta tecnologia, a nova geração de satélites de comunicações será mais pequena e gastará menos energia.

“Com o BfK Awards procuramos premiar e promover o conhecimento científico nacional com capacidade para encontrar soluções que façam a diferença na vida das pessoas. É o caso deste projeto, que tem como objetivo dar acesso à internet à metade da população mundial que ainda não tem esse acesso. É um orgulho perceber que um resultado desta importância pode ser conseguido com conhecimento desenvolvido no nosso país”, sublinha António Bob Santos, Administrador da ANI.

A vencedora BfK Awards recebeu também o troféu “Árvore do Conhecimento” e terá, por via desta vitória, a oportunidade de beneficiar de um processo de acompanhamento do seu projeto pela ANI.

A distinção BfK Awards é uma das iniciativas do Born From Knowledge (BfK), um programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da ANI. Pela associação a concursos e prémios de inovação promovidos pelas mais diversas entidades, os BfK Awards distinguem projetos que “nasçam do conhecimento” e empresas que mais se destaquem em atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D).

O BfK Awards é cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020. Mais informação em www.bornfromknowledge.pt.