BE questiona Governo sobre casos de poluição hídrica

981
Bloco de Esquerda.

O Bloco de Esquerda, através dos deputados aveirenses Moisés Ferreira e Nelson Peralta, questionou o Ministério do Ambiente sobre dois depósitos ilegais de resíduos em Macinhata do Vouga e, ainda, sobre as recentes descargas poluentes em Murta, concelho de Oliveira do Bairro.

Chegou ao conhecimento do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, a existência de um depósito ilegal de resíduos, junto à via pública e sobre uma linha de água, na Rua Santo António, freguesia de Macinhata do Vouga, concelho de Águeda. .

No local é possível distinguir resíduos provenientes de obras de construção civil, como tijolos e vigas de cimento, bem como produtos sobrantes da limpeza de estradas e bermas e, ainda, resíduos domésticos de pequenas e grandes dimensões, como eletrodomésticos e colchões (ler requerimento).

Segundo a população local, as autoridades competentes foram alertadas, nomeadamente o presidente da Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga (ler requerimento).

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda tem conhecimento de uma nova descarga poluente na localidade de Murta, no concelho de Oliveira do Bairro. As descargas foram feitas para uma vala que tem ligação ao Rio Cértima, sendo este curso de água contaminado com a matéria poluente em causa. Segundo relatos de habitantes da zona, citados pela imprensa local, a água aparentava um aspeto sujo e cheiro desagradável intenso.

Os relatos em causa indicam que descargas poluentes semelhantes são recorrentes naquele local, mas que a situação se degrada consideravelmente nos meses de verão. Ora, o Rio Cértima foi alvo de uma intervenção governamental recentemente, pelo que as populações ribeirinhas estão preocupadas com o retrocesso do estado do rio, bem como das previsíveis consequências para a saúde pública, que estes focos de poluição podem causar (ler requerimento).

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda tomou conhecimento da existência de um depósito ilegal de resíduos, numa das margens do Rio Vouga, nas proximidades da Quinta do Boco, sita na freguesia de Macinhata do Vouga, concelho de Águeda. .

O local tem sido alvo de diversos depósitos de resíduos com diferentes proveniências, tais como de obras de construção civil, produtos sobrantes da limpeza de estradas e bermas e resíduos domésticos de pequenas e grandes dimensões (ler requerimento).

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780