Aveiro: Universidade pode contar com apoio camarário para alunos do curso de medicina

457
Universidade de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Universidade de Aveiro (UA) contará com apoio da Câmara local para o funcionamento do mestrado integrado em Medicina da UA que pretende criar. Cooperação reafirmada num protocolo de colaboração ratificado esta quinta-feira pela executivo camarário.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A autarquia “compromete-se a facultar um conjunto de apoios aos alunos, a Universidade tem feito nos últimos anos várias candidaturas para medicina, ainda não teve ganho de causa e está, neste momento, em mais um processo que se vai aproximando do seu final, na entidade que faz a acreditação de cursos”, explicou Ribau Esteves.

O edil lembrou que a Câmara tem estado, desde a primeira hora, empenhada na vinda do curso de medicina, dando seguimento ao trabalho “notável” da Escola de Saúde, nas áreas de formação e investigação.

O protocolo de cooperação tem a duração de 10 anos, “sendo automaticamente renovado por iguais períodos.” O curso, se for aprovado em tempo útil, poderá abrir no próximo ano letivo. Nesta altura, decorre a terceira tentativa de obter a acreditação.

“É um auto-de-fé de nós todos, da nossa Universidade em primeira instância, que está a lutar por algo. A candidatura anterior gerou uma expetativa muito alta, a candidatura era boa. Os motivos pelos quais foi chumbada não foram exatamente justos. A Universidade melhorou a candidatura, é um júri diferente. Portanto, temos uma expetativa positiva. Esperemos que a entidade de acreditação valide a proposta. O Primeiro-Ministro anterior também era muito favor, disse que o Governo tenha um grande empenho em criar cursos em Aveiro, Évora e Vila Real e não conseguiu. A ministra do Ensino Superior era contra, o secretário de Estado a favor… mas é a entidade que decide, isso é que interessa. Se o Governo tem influência de forma positiva ou não… o que sei é que o Governo atual tem gosto nesta causa.” –  Ribau Esteves.

Apoios a disponibilizar pela Câmara

» Disponibilização de equipamentos municipais, nomeadamente biblioteca, com o intuito de assegurar locais de estudo, com acesso a computadores e ligação à internet;
» Apoio à criação de um circuito viário de autocarro, ou ao ajustamento dos circuitos existentes, que permitam a deslocação dos docente e estudantes entre a Universidade de Aveiro e os seus locais de estágio clínico;
» Apoiar na realização do transporte dos estudantes até aos Centros de Saúde do Município de Aveiro;
» Desenvolvimento de ações específicas nos seus eventos culturais e de outra natureza, que promovam uma formação cívica integral e uma integração cuidada na Cidade, no Município e na Região de Aveiro.

Artigo relacionado

Reitoria de Aveiro diz que processo do curso de Medicina ainda não acabou

Cursos de Medicina de Vila Real e Aveiro chumbam

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.