Aveiro: Divulgado vencedor do concurso da antiga lota / ‘Creative Change Academy’ segue para estudo prévio

2417
Gonçalo Louro, arquiteto.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Aveiro deu a conhecer esta quarta-feira, com mais pormenor, as propostas vencedoras dos concursos de ideias para a urbanização dos terrenos da antiga lota de Aveiro e reconversão do antigo Colégio Dr. Alberto Souto, em Aradas.

“Não é o fim de de nenhum processo, é uma etapa de processos que vão ter continuidade”, lembrou o presidente da autarquia, Ribau Esteves, mostrando-se satisfeito pela “participação muito rica” em resposta ao desafio municipal com “ideias muito interessantes para os desenvolvimentos que queremos fazer nestas duas operações”.

O edil defendeu o modelo adotado de concurso de ideias “por ser objetivo” para “tirar proveito das competências e de projetos”, reafirmando, por outro lado, “o  convite permanente” aos cidadãos para fazerem parte das decisões, facultando-lhes a possibilidade de darem “contributos”. Uma perspetiva assumidamente contrária a quem quer “pôr os cidadãos a decidir tudo que se faz, o que deu em anarquia ou ditaduras”.

A recuperação do antigo colégio para atividades culturais e criativas (‘Creative Change Academy’) contou com quatro propostas. Venceu a ideia da candidata número 3 (Gonçalo Louro e Cláudia Santos, um gabinete de arquitetura do Porto), com um prémio 20.000 euros, assim como a possibilidade de lhe ser encomendado o estudo prévio orçado em 82.500 euros (a executar em meio ano).

Para além da reabilitação de algum do edificado existente no espaço de 16 mil metros quadrados, a proposta, a executar faseadamente, prevê a integração na malha urbana e uma “abordagem inovadora na integração da ampliação do Arquivo Distrital.” O investimento em perspetiva, que é uma das propostas assumidas do pacote de investimentos lançado aquando da candidatura a Cidade Capital Europeia da Cultura tem uma estimativa de custo muito provisória de de 7 milhões de euros, a candidatar a fundos europeus. A Câmara está empenhada em iniciar a primeira fase (eventualmente com mais duas) durante o primeiro semestre de 2024, figurando entre as prioridades a instalação do arquivo municipal.

Proposta de adaptação do antigo colégio Alberto Souto, em Aveiro.

Atividades futuras

» Centro de arquivo, educação, cidadania e cultura, “em torno de vários temas como o da preservação e partilha da memória, da criatividade cultural, da cidadania ativa, do multiculturalismo, em processos abertos a criativos, pensadores, artistas, educadores, instituições públicas e privadas.” Espaços de residência, de acolhimento, com estúdios e espaços para conferências, espaços de produção e de apresentação, bem como local para acolher as memórias do espólio municipal. Será a futura sede da Orquestra Filarmonia das Beiras.

Antiga lota: Gabinete aveirense é o autor da proposta preferida pela Câmara

Ideia número 8, concurso de ideias para a antiga lota de Aveiro.

O gabinete Dois Arquitectos, de Aveiro, é autor da proposta vencedora do concurso de ideias para a antiga lota. Um prémio de 50 mil euros sem outros direitos contratuais para o desenvolvimento da ideia, que  serviu para “estimular” a reflexão sobre a ocupação futura da zona com cerca de 11 hectares.

Artigo relacionado

Divulgadas as propostas do concurso de ideias para a antiga lota de Aveiro

Segundo lembrou Ribau Esteves, aguarda-se o desfecho “da negociação” com o Porto de Aveiro e o Governo para a autarquia integrar a parcela no seu património, sendo certo que perspetiva uma alienação, em parte, para ser o investimento privado a avançar com construção.

Artigos relacionados

APA atenta à situação dos terrenos da antiga Lota de Aveiro

Aveiro: PS não aceita concursos de ideias para discutir o futuro do território

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.