Aveiro: Rossio motiva troca dura de palavras na AM entre David Iguaz e Ribau Esteves

4595
Vídeo sobre o projeto do Rossio, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

David Iguaz, líder da associação ‘Juntos pelo Rossio’, criticou a ausência de respostas da Câmara de Aveiro às reclamações apresentadas na consulta pública da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).

Uma intervenção feita no período aberto ao público da Assembleia Municipal realizada esta terça-feira, após a aprovação, por maioria, do documento.

Um dos principais rostos da contestação à cave de estacionamento projetada para o jardim do Rossio só pôde falar no final da sessão, uma vez que a mesma tinha carácter extraordinário (ao contrário do que sucede nas ordinárias em que o público intervém no início), colocando em causa a conduta da Câmara no processo de participação pública do PDM .

“Venho aqui expor uma violação do direito fundamental de participação pública. As sugestões devem ser respondidas, de acordo com a lei. Fiz várias recomendações, até agora não recebi resposta nenhuma. Outras fizeram o mesmo e aconteceu a mesma coisa. O presidente da Câmara diz que ouve, que foram acolhidas sugestões, não sei se foram porque não comunicou. Gostaria que além de ouvir escutasse”, pediu.

David Iguaz aproveitou a oportunidade para se referir à manifestação contra o projeto do Rossio ocorrida no sábado passado. “Um momento de expressão de cidadania exemplar, em que foram pessoas de todos os partidos, desde o PSD, PS, BE, PCP, PAN e CDS, surpreendentemente”, afirmou.

“Tenho de dar os parabéns ao presidente da Câmara porque conseguiu um feito notável, conseguiu juntar todas estas pessoas. Espero que a partir de agora só dignifique e que seja integro nas suas intervenções e verdadeiro no que diz. Não estou aqui para rigorosamente mais nada a não ser olhar para o Rossio e o PDM, não me interessa, nem a muitos cidadãos, partidos nem posições político-partidárias. Seja integro pelo menos nisso”, acrescentou.

“Inventa ilegalidades”

Na resposta, Ribau Esteves garantiu que “a Câmara cumpriu e cumprirá a lei em absoluto”, adiantando que “as respostas estão no relatório” já disponível no site da Câmara. Seguirá o envio de uma comunicação ainda esta semana.

“Há um erro da sua parte, sistemático e normal, não a percebeu, enfim, a sua adaptação à portugalidade ainda tem alguns problemas graves e especialmente à legalidade, depois inventa ilegalidades”, criticou o autarca.

Discurso direto

“A sua prática política é conhecida de combate anti Câmara, não vale a pena os seus esforços de independência
Levarei este debate com elevação e a baixaria em que tem andado e vai andar cada vez mais, as coisas que já se sabem, outras que também não sei, algumas que não se sabem na praça pública mas que eu já sei, terá da minha parte a maior elegância sempre. A minha atitude na vida e gestão pública é ser integro. Lá que o David tenha problemas de vida e vivência democrática, em que há pessoas que têm opiniões diferentes, há gente que vai a votos e tem o direito de decidir e gente que não vai a votos e não tem esse direito.
Da sua parte já vi as coisas mais inenarráveis e queixinhas a toda a gente, que chegam à Câmara, não recebo lições da sua parte.
Tem uma ideia e quer impô-la a toda a gente. Respeito total pelas 300, 400, 500 pessoas que participaram na manifestação. Só no bairro da Beira Mar vivem mais de 3 mil, o município tem 60 mil eleitores, 80 mil habitantes. Portanto, veja o quanto são representativos, ainda por cima foram buscar reforços a municípios vizinhos, até houve um partido com mobilização à séria, em nome da solidariedade” – Ribau Esteves.

Publicidade, Serviços & Donativos

Artigo relacionado

Aveiro /PDM: Oposição manteve críticas, Câmara promete quadro de planeamento “melhor”

Aveiro: Justiça vai ser chamada a travar “buraco” no Rossio