Anadia: Contributos para o Plano Municipal para a Energia Sustentável e Clima

1046
Encontro preparatório do Plano Municipal para a Energia Sustentável e Clima de Anadia.
Comercio 780

Cerca de três dezenas de “stakeholders” estiveram reunidos, no passado dia 21 de novembro, no Curia Tecnoparque, em Tamengos, Anadia, no âmbito da adesão do Município de Anadia ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, com o intuito de apresentarem contributos para a conclusão do Plano Municipal para a Energia Sustentável e Clima, no que se refere às Medidas de Adaptação às Alterações Climáticas.

O vereador da Câmara Municipal de Anadia, com o Pelouro do Ambiente, Lino Pintado, deu as boas vindas a todos os presentes, começando por afirmar que o Município “não despertou agora para a problemática ambiental”, tendo já um trabalho profícuo nesta área há alguns anos a esta parte. Sublinhou ainda “a importância” para o Município da elaboração deste plano estratégico.

O autarca referiu que esta reunião teve como principal objetivo a recolha de contributos para elencar as medidas de Adaptação às Alterações Climáticas, afim de encerrar assim o Plano Municipal.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, salientou que, “para além de auscultar os vossos contributos, interessa também perceber a sensibilidade de cada um, entidade e associação, para este tema”, considerando ainda que “a problemática das alterações climáticas deve ser uma preocupação de todos e, em particular, de cada um”.

Ainda no âmbito da sustentabilidade ambiental, Maria Teresa Cardoso destacou ainda o facto de o executivo ter aprovado a participação do Município no projeto “Pegada ecológica dos Municípios Portugueses”, através de um protocolo da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro com a Associação Zero, em parceria com a Universidade de Aveiro.

Este programa terá a duração de dois anos e pretende avaliar o que é a “Pegada Ecológica” dos municípios que constituem a CIRA e perceber que contribuições podem dar, no sentido de ajudar a mitigar toda esta problemática, contribuindo também para a promoção de boas práticas de governação.

Antes da reunião de trabalho propriamente dita, as representantes da empresa IrRADIARE, que irá elaborar o plano estratégico, fizeram um breve enquadramento do percurso que Anadia tem realizado, tendo dado a conhecer algumas das boas práticas ambientais que o Município tem vindo a implementar nos últimos anos, contribuindo assim para a melhoria da sustentabilidade energética.

De seguida foram constituídos grupos de trabalhos que analisaram diversas áreas, nomeadamente Agricultura, floresta e biodiversidade; Turismo; Saúde; Governação e ordenamento do território; Recursos hídricos; Setor financeiro; Energia e resíduos; e Transportes e infraestruturas.

A encerrar o encontro foram debatidas as primeiras conclusões preliminares que agora irão ser analisadas de forma mais pormenorizada, para que, posteriormente, sejam apresentadas as medidas para a conclusão do futuro plano estratégico.

Município de Anadia

Publicidade, Serviços & Donativos