Aveiro retribuiu com nome de rua “amor irreversível” de D. António Marcelino

1596
Rua D. António Marcelino, Aveiro.
Comercio 780

A véspera do feriado municipal de Aveiro, consagrado religiosamente a Santa Joana Princesa, ficou marcado pelo descerramento da placa toponímica em homenagem a D. António Baltasar Marcelino, falecido em 2013.

Por iniciativa camarária, o nome do Bispo da Diocese de Aveiro entre 1988 e 2006 passa a denominar a antiga Estrada de São Tiago, rua da Casa Sacerdotal (traseiras do edifício do seminário), da avenida Artur Ravara até à Reitoria da Universidade de Aveiro.

Ribau Esteves, presidente da edilidade, lembrou aquele que foi, ao seu tempo, uma das principais figuras da Igreja Católica em Portugal, como “servidor de causas públicas”.

A cerimónia contou também com a presença do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, que recordou o último escrito de D. António Marcelino para o semanário Correio da Vouga, em que assumia o seu “amor incondicional e irreversível” pela Diocese de Aveiro.

D. António Marcelino foi ordenado presbítero na Catedral de Castelo Branco, a 9 junho de 1955, e bispo a 21 setembro de 1975 na Catedral de Portalegre. O antigo bispo foi presidente da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais, entre 1975 e 1981.