Aveiro: Renovação do Teatro Aveirense a concurso por mais de 1,7 milhões de euros

2279
Teatro Aveirense.
Comercio 780

A Câmara de Aveiro, reunida em sessão privada do executivo, aprovou hoje à tarde a abertura de concurso público para a renovação do Teatro Aveirense por um valor base de 1.778.407 de euros.

“A opção de renovar o teatro decorre da necessidade da realização de algumas intervenções no edifício, face à utilização intensiva e à ausência de ações de manutenção e de renovação desde a última grande intervenção de reabilitação, em 2003”, explica a edilidade.

A área de intervenção, como estava previsto, abrange todo o edifício, apontando para “uma revisão geral do estado de conservação, aos elementos construtivos, às redes de infraestruturas, a todos os equipamentos mecânicos e à sua organização funcional”.

“Numa altura em que a Câmara prossegue com o processo de valorização cultural do município, assente no Plano Estratégico para a Cultura e na Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027, a reabilitação do edifício do Teatro Aveirense é mais um importante passo de crescimento a este nível”, refere o comunicado.

Mercadona assume acesso a nova loja

O executivo deu ‘luz verde’ também à construção do novo eixo viário entre a Alameda Silva Rocha e a Avenida Vasco Branco.

Aprovado o projeto de execução, a Câmara tomou conhecimento da abertura do concurso público da obra com o preço base de 290.762,94 euros.

“Esta nova ligação faz parte do contrato de obrigações firmado entre a Câmara e a Irmãdona Supermercados, S.A., para a realização de obras de urbanização na envolvente à Alameda Silva Rocha, tendo em vista o licenciamento e a construção (em curso) de uma nova superfície comercial, que será a segunda loja da Mercadona em Aveiro”, explica a autarquia.

A empresa assumiu os custos do projeto de execução, sendo a Câmara responsável pelo investimento na construção deste arruamento de ligação.

“A empreitada irá garantir a melhor distribuição do trânsito e a segurança viária do troço para automobilistas e peões, muito importante também para contribuir para a retirada de tráfego de passagem da Avenida Dr. Lourenço Peixinho”, garante a edilidade.

Obras assumidas pela Irmãdona Supermercados

a) Construção de uma rotunda na Alameda Silva Rocha (em curso);
b) Reperfilamento do arruamento a poente, que faz a ligação entre a Alameda Silva Rocha e a Rua António José Cordeiro (em curso);
c) Dotação na zona da rotunda e via de ligação de novas redes de águas pluviais, iluminação pública, abastecimento em baixa tensão e ajustamentos à rede de média tensão, e de uma nova rede apta para o alojamento de redes de comunicações, pavimentações, sinalização e equipamentos de segurança rodoviária (em curso);
d) Projeto da rua que liga a Alameda Silva Rocha à Avenida Vasco Branco (concluído).
(a execução destas obras tem um custo total de cerca de 350.000 euros).

Publicidade, Serviços & Donativos