Aveiro: Quase seis dezenas de ideias para novos serviços tecnológicos

1978
Techdays, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

Os concursos de ideias para novos serviços de base tecnológica ‘Aveiro Urban Challenges’ e ‘Aveiro 5G Challenges’ receberam 59 candidaturas provenientes de 26 países de vários pontos do mundo.

Segundo uma informação do município aveirense, entidade promotora, as próximas etapas incluem a seleção dos finalistas e eventos de ‘kick-off’ daquela que será a segunda edição.

Os projetos selecionados terão acesso gratuito ao ‘Aveiro Tech City Living Lab’ e a um programa de formação especializada (aceleração e mentoria).

Destinados a ‘start-ups’, ‘scaleups’ e instituições de Investigação & Desenvolvimento (I&D), os programas ‘Aveiro Urban Challenges’ e ‘Aveiro 5G Challenges’ “pretendem distinguir as soluções tecnológicas mais disruptivas.”

A segunda edição conta com prémios de participação de 195 mil euros.

As iniciativas fazem parte do projeto ‘Aveiro Tech City’, que tem como objetivo tornar o município de Aveiro economicamente mais competitivo.

Aveiro Urban Challenges

» Das 30 candidaturas recebidas, mais de metade (16) vêm do estrangeiro. O Reino Unido com 4 candidaturas e Alemanha e Itália com 3 lideram nas inscrições vindas de além-fronteiras. De assinalar uma candidatura dos Estados Unidos da América (EUA). Na Europa há ainda a assinalar projetos vindos de Espanha, Croácia, Grécia e Suíça, com uma inscrição cada. As restantes 14 candidaturas são de Portugal. Cerca de 25 vão passar à próxima fase, o ‘Aveiro Tech City Pitch’ que acontece a 23 de abril. No final, serão selecionados cinco finalistas, um por cada um dos desafios. Cada finalista irá receber 20 mil euros para financiar o desenvolvimento dos projetos.

Os desafios são criar soluções para:
1. Gestão Inteligente de Utentes e Visitantes
2. Guia Turístico inclusivo
3. Gestão de Cheias
4. Edge Computing para mobilidade urbana em sensores LIDAR
5. Desafio Aveiro candidata a Capital Europeia da Cultura 2027.

Aveiro 5G Challenges

» O ‘Aveiro 5G Challenges’ alcançou um total de 29 candidaturas. Destaque para as 3 candidaturas de Alemanha e Reino Unido e para as 2 dos EUA. Depois há uma lista de 12 países, todos com uma inscrição. Destaque para as que chegaram da Índia e do Quénia. As restantes foram de países europeus.
A Câmara vai escolher os dez projetos mais disruptivos na área do 5G, sustentado pelo ecossistema 5G dos parceiros tecnológicos Altice Labs e Ericsson. Dos 10 selecionados, apenas as três melhores soluções serão premiadas com 25 mil euros de financiamento.
Durante a fase de testes e experimentação, os dez candidatos ao Aveiro 5G Challenges podem recorrer à infraestrutura 5G instalada em toda a cidade de Aveiro para testar livremente e em contexto real os projetos que pretendam concretizar. Os três vencedores serão eleitos em outubro de 2021 durante a Aveiro Tech Week.

Em parceria com a Altice Labs, o Instituto de Telecomunicações e a Universidade de Aveiro, Aveiro disponibiliza um Living Lab que engloba, entre outras funcionalidades, uma rede experimental 5G, assumindo-se como uma das poucas 5G trial Cities na Europa onde statups, scaleups e centros de I&D podem desenvolver e escalar comercialmente as suas soluções.

Artigo relacionado

Protótipo de bicicleta a hidrogénio apoiado pelo ‘Aveiro Urban Challeng’

Indexador de artigos Aveiro Steam City

Publicidade, Serviços & Donativos