Aveiro: PS espera “novas dinâmicas” para resolver “velhos problemas” em S. Jacinto / AcA em posição vigilante

1333
S. Jacinto, Aveiro.

O PS de Aveiro elogia “a resiliência do presidente António Aguiar para conseguir, mais do que nunca, que São Jacinto, num vasto quadro de competências que servem as pessoas em proximidade, possam retomar o seu curso normal de realização”.

Uma tomada de posição da concelhia socialista expressa à propósito da instalação dos orgãos autárquicos na última reunião da Assembleia de Freguesia.

À terceira tentativa, as coligações Viva Aveiro (PS-PAN) e Aliança com Aveiro (PSD-CDS-PPM) chegaram a um acordo de governo local que permite normalizar o funcionamento da Junta, onde o PS venceu sem maioria.

Artigo relacionado

Aveiro: PS e PSD viabilizam eleição dos orgãos autárquicos de S. Jacinto

“Está de parabéns o presidente da Junta! Este processo não foi conseguido por artes mágicas, teve apurada dedicação, diálogo, assunção de responsabilidades comuns. Portanto, é mais que justo reconhecer o mérito da visão dos eleitos locais para compreenderem a importância de encontrar uma solução para viabilizar a instalação dos órgãos”, acrescenta a estrutura local ‘rosa’ liderada por Manuel Oliveira de Sousa.

Para o PS, “o ciclo autárquico que agora é assumido em São Jacinto será seguramente de grande diálogo, de frontalidade, de rigor para acertar o que ainda não está dentro dos quadros que se exige, mas também para dar novas dinâmicas a velhos problemas. As pessoas de São Jacinto, como todo o Município de Aveiro, merecem mais coesão socio económica, mais e melhores serviços de proximidade, mais qualidade de vida”.

“Não é uma coligação de governo, mas para zelar pelo executivo da Junta” – Aliança com Aveiro

O “impasse de quase dois meses” levou a Aliança com Aveiro a assumir “uma atitude responsável, decidindo viabilizar a instalação dos órgãos autárquicos da freguesia de São Jacinto, refere um comunicado da coligação PSD-CDS-PPM que ocupou um lugar no executivo a par dos dois eleitos da coligação PS-PAN, assim como a presidência da mesa da Assembleia da Freguesia.

“A decisão agora tomada não é uma coligação de governo entre o PS e a Aliança com Aveiro, mas sim a presença de um autarca nosso para zelar pelo funcionamento rigoroso do executivo da Junta, para pressionar o seu Presidente a apresentar as contas de 2020 e para exigir uma gestão rigorosa e séria, garantindo aos cidadãos da freguesia a denúncia regular dos atos de gestão do presidente da Junta do PS que sejam negativos ou danosos para a freguesia”, esclarece a tomada de posição.

A coligação de direita recorda a “situação muito grave que se vive na Junta de Freguesia de São Jacinto e a necessidade de unir esforços para resolver os problemas que se avolumam”.

Inicialmente, a Aliança com Aveiro “disponibilizou-se para uma coligação de governo da freguesia com a participação dos três partidos no executivo da Junta (constituído por 3 pessoas), situação que não foi aceite pelo PS nem pela CDU, o que muito lamentamos”.

Neste novo mandato, a coligação de direita assegura que “não pactuará jamais com a continuação da má gestão do PS e do seu presidente António Aguiar, e assumirá as suas responsabilidades políticas nos órgãos autárquicos” (…) “sempre na defesa do rigor, da seriedade, da transparência e da qualidade da gestão autárquica e do bom serviço aos cidadãos.”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

(em atualização)

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.