Aveiro: Programa Ecovalor e resultados positivos na gestão dos resíduos urbanos

1045
Ecopontos da ERSUC.

O Executivo Municipal deliberou ratificar os protocolos firmados entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e os seis Agrupamentos de Escolas que no último dia 6 de fevereiro, passaram a integrar o Programa Ecovalor, que tem como principal objetivo a sensibilização da comunidade escolar e das suas famílias para a correta utilização dos ecopontos de plástico, metal, pacotes de bebida (amarelo) e de papel e cartão (azul).

Este programa vai premiar os estabelecimentos de ensino que atinjam o mínimo de 70 sacos amarelos e/ou 500 quilos de papel e cartão durante um ano letivo. Haverá ainda lugar a um prémio suplementar para o estabelecimento com maior quantidade média por aluno.

O Programa Ecovalor vem reforçar a estratégia de cooperação com a ERSUC e a VEOLIA que permitiu à CMA chegar em 2019 aos 10% de resíduos recolhidos seletivamente em todo o Município. Um aumento significativo relativamente ao período de 2015-2018, onde se registou uma estagnação nos 7%.

Para este resultado contribuiu o aumento significativo de infraestruturas de recolha seletiva: mais 131 ecopontos instalados durante o ano de 2019, o que corresponde um total de 431 ecopontos presentes em todo o Município.

Por outro lado, o serviço gratuito implementado em 2015 pela CMA e a ERSUC de recolha seletiva porta-a-porta para as empresas (canal HORECA) prossegue o caminho de crescimento muito forte. Em 2015 foram recolhidas 80 toneladas de resíduos, em 2018 contabilizaram-se 401 toneladas e em 2019 o canal HORECA mais que dobrou a recolha, chegando às 953 toneladas.

Destes resultados tomou conhecimento o Executivo Municipal.

Município de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos