Aveiro: Presidente da Câmara assegura procedimentos “corretos e legais” com a Transdev

1696
Reunião do executivo camarário (Aveiro).
Comercio 780

O presidente da Câmara de Aveiro, município que concessionou os seus transportes públicos ao grupo Transdev, deu hoje “a garantia absoluta do cumprimento da lei” em contratos celebrados nos últimos cinco anos no âmbito dos transportes.

Ribau Esteves abordou o assunto, esta tarde, na reunião pública do executivo, que estava a decorrer excecionalmente na escola secundária Jaime Magalhães Lima, em Esgueira, na sequência de um pedido de informação colocado pelo vereador Manuel Oliveira de Sousa (PS).

A pretexto da operação ‘Rota Final’, uma investigação a cargo da Polícia Judiciária que ganhou destaque nos últimas dias com buscas a autarquias que têm relações com a Transdev, o eleito socialista invocou as relações existentes localmente com a empresa, que tem a concessão dos transportes desde 2016, para além do facto de Aveiro presidir à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

“Estamos tranquilos. Todos os procedimentos com a Transdev são corretos, legais e eticamente impecáveis”, assegurou o edil que marcou presença, recentemente, como um dos convidados, numa conferência mundial organizada pela multinacional francesa em Amesterdão, Holanda, onde foi apresentar o sistema de mobilidade de Aveiro.

Ribau Esteves considerou que “não faz sentido” fazer outras declarações sobre o assunto, mesmo tendo sido questionado pela comunicação social a pronunciar-se enquanto vice-presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP). “O que sei é o que sabemos todos, nada mais. Não falei com colegas que receberam visita da PJ”, afirmou.

O tema não seria concluído, já que Manuel Oliveira de Sousa questionou, “sem intenção de pôr algo em causa”, em que condição o presidente da Câmara participou na conferência internacional da Transdev e os encargos envolvidos.

Ribau Esteves informou que a Câmara limitou-se a suportar os custos das viagens, tendo aceitado o convite da Transdev para “falar de Aveiro perante 14 países de um sistema de transportes que é bom e vai sendo um exemplo” entre os municípios.

Artigos relacionados

PJ fez buscas a autarquias da região por suspeitas de corrupção na adjudicação de transportes

Eurodeputado Álvaro Amaro entre os cinco arguidos da “Operação Rota Final”

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780