Aveiro: Obras na Rua do Gravito e na eclusa principal

1504
Paços de Concelho, Aveiro.
Smartfire 728×90 – 1

A Câmara de Aveiro anuncia que na próxima semana terão início os trabalhos preparatórios de reabilitação da Rua do Gravito e do Carmo, com remodelação dos ramais de abastecimento de água, pela Águas da Região de Aveiro (AdRA).

A empreitada de 516.389 euros aguarda apenas o visto do Tribunal de Contas para arrancar no terreno.

“De vital importância em termos urbanísticos e rodoviários a obra tratará de renovar a pavimentação, os passeios públicos, a rede de águas pluviais e a iluminação pública”, refere a edilidade, alertando para constrangimentos no trânsito local.

Condicionamentos de trânsito

A intervenção da AdRA causará alguns constrangimentos de trânsito no acesso e saída das referidas ruas e à Rua do Carril que também será alvo da operação. O desvio Rua do Gravito – Rua do Carmo ou vice-versa, será feito via Rua Conselheiro Luis Magalhães, Avenida Doutor Lourenço Peixinho, Rua Doutor Alberto Souto e Rua Engenheiro Oudinot. Por seu turno, o percurso alternativo à Rua do Carril acontece via Rua D. José I e Travessa da Rua do Carril (rota que também pode ser realizada no sentido inverso).

Já no âmbito de intervenções nas infraestruturas existentes nos canais urbanos da Ria de Aveiro avança a conclusão da reabilitação do sistema de comportas e eclusa principal no Canal das Pirâmides.

Na fase final será necessário proceder ao corte de trânsito viário e pedonal da ponte móvel, que será alvo de decapagem e pintura entre os dias 25 e 28 de março. Nesta altura, permanece também impedida a navegação através da eclusa principal.

A empreitada insere-se num conjunto planeado de obras para reabilitação dos canais urbanos da cidade, que conta já com a conclusão da construção da nova Ponte de São João e da nova comporta do Canal do Paraíso, e a reabilitação do Canal dos Botirões. Decorre nesta altura ainda a empreitada de qualificação da ‘Ponte do Laço’.

Entretanto, na última reunião do executivo, foi aprovada a aquisição de terrenos para o prolongamento da Rua Eng.º Basílio Tavares Lebre, em Aradas. A obra será “uma mais-valia para a melhoria da circulação viária junto à Escola Básica do 1.º Ciclo e ao Jardim de Infância de Verdemilho”, com mais segurança aquando da tomada e largada das Crianças.

A compra da parcela de 6.992,89m2 vai custar 100.694 euros.

Publicidade, Serviços & Donativos