Aveiro: O povo saiu à Avenida

1757
Inauguração da requalificação da Avenida Lourenço Peixinho, Aveiro.
Comercio 780

Com o trânsito encerrado e animação em vários locais para dar o tom de festa à inauguração, a renovada Avenida Lourenço Peixinho encheu-se de povo este sábado.

Antes de descerrar a placa que assinala a nova vida da mais emblemática artéria citadina, o momento foi, sobretudo, de múltiplos agradecimentos por parte do presidente da Câmara, afirmando sentir uma “enorme felicidade” com o resultado final da obra. Fez, de resto, um “balanço muito positivo” da “revolução” que trouxe, garantiu, “ganhos muito relevantes”.

“A perfeição não existe”, ressalvou o edil, ainda para mais tratando-se de uma obra “muito complicada e que teve muito sofrimento” durante a sua execução, quer para os obreiros envolvidos, quer para os inquilinos da avenida (utentes, comércio, serviços, restauração, moradores, etc.). “No final, vemos que está muito melhor, é uma obra boa, excelente”, arriscou mesmo Ribau Esteves.

Artigo relacionado

Aveiro: Avenida Lourenço Peixinho sem separador central e com vias estreitas para alargar passeios

O presidente relembrou o consenso geral em torno do projeto escolhido e executado em três anos pela Câmara atual, após três falsas partidas de anteriores elencos. “Muitos poucos não concordaram, é a democracia”, comentou.

Atento ao envolvimento comunitário, o autarca deixou o compromisso da autarquia reservar, em outras ocasiões, a avenida para “conviver”, usando-a como ‘palco’ de animação cultural ou recreativa.

Inauguração da requalificação da Avenida Lourenço Peixinho, Aveiro.

A reabilitação da Avenida Lourenço Peixinho implicou um investimento de 4,5 milhões de euros (3,5 milhões dos quais comparticipados por fundos comunitários), apresentando-se notoriamente com mais espaço para peões, apoios vários (mobiliário, WC, recolha de resíduos) e uma nova mancha de arvoredo (o dobro dos exemplares anteriores).

A noite do dia da inauguração ficará marcada por um espetáculo de videomapping (imagens projetadas no edificado).

Artigos relacionados

Artigos sobre a requalificação da Avenida Lourenço Peixinho

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

 

Comercio 780