Aveiro/Município: Novos sites e aplicações móveis

1499
Paços de Concelho, Aveiro.
Smartfire 728×90 – 1

Com uma aposta forte na imagem, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) acaba de lançar o novo site do município (www.cm-aveiro.pt), e as respetivas aplicações móveis destinadas a munícipes e turistas, disponíveis na App Store e Google Play.

Com um design adaptado à realidade atual, onde a imagem e as hiperligações constantes dão vida à página, e baseado no conceito de proximidade com os cidadãos e versatilidade, o novo site contém 5 áreas principais: Inovação, Investidores, Município, Visitantes e Serviços.

A plataforma está equipada com a inovação responsive, compatível com dispositivos móveis (telemóveis e tablets). Apostado na simplicidade é agora possível a todos os cidadãos, entrarem em contacto com a autarquia através do botão “fale connosco!” – presente ao longo de toda a navegação no site – estar a par das últimas notícias, agenda de eventos e atividades dia-a-dia, ou ter conhecimento dos últimos alertas emitidos pela CMA.

App Aveiro e Aveiro Tourism

Ao mesmo tempo, a App Aveiro (destinada a munícipes) dá a oportunidade a qualquer concidadão de registar com fotografia e texto alguma ocorrência. O menu de Ocorrências permite desde já o registo específico de problemas relacionados com os Resíduos Urbanos – geridos pela VEOLIA Portugal S.A. . Com esta nova App, os seus utilizadores vão poder receber notificações de alertas importantes, emitidos pela Câmara Municipal, aceder aos horários dos autocarros Aveirobus ou estar a par das últimas notícias e eventos relacionados com o Município.

Quanto à App Aveiro Tourism (direcionada para turistas e visitantes), o enfoque vai para a possibilidade de podermos ver todos os monumentos disponíveis para visitar na cidade, saber onde comer ou dormir e ter ainda conhecimento do bilhete único de 5,00€ para visita aos Museus de Aveiro.

Twitter do Presidente da CMA

O site foi dado a conhecer logo após a apresentação da página do Presidente da CMA no Twitter – @PresCMAveiro – um novo meio de comunicação do Presidente com os cidadãos. Este é um importante passo na gestão da comunicação da CMA, com a entrada num novo patamar de proximidade e qualidade da comunicação, e também de divulgação, à escala global, da nova imagem da Câmara Municipal de Aveiro.

Apresentada esta segunda-feira, dia 26 de novembro, a plataforma www.aveiro2027.pt é um dos primeiros passos desse caminho que iremos fazer em conjunto.

Neste website será possível, desde já, acompanhar a elaboração do Plano Estratégico para a Cultura de Aveiro, compreender este processo de mapeamento e reflexão, bem como conhecer as propostas que darão corpo ao desenvolvimento cultural do concelho até 2030.

É também nesta plataforma que todos os cidadãos de Aveiro poderão aderir ao processo, preenchendo o respetivo formulário de participação ou subscrevendo a newsletter.

A plataforma servirá igualmente para dar a conhecer a evolução do processo de construção das diferentes fases da candidatura a Capital Europeia da Cultura, bem como informação relacionada com as cidades que ostentam atualmente aquele título.

A Câmara Municipal de Aveiro assume o investimento na cultura como um dos seus eixos estratégicos de ação para o desenvolvimento do Município e no passado mês de Junho, deu início à preparação do Plano Estratégico para a Cultura, processo que antecipa e dará suporte à candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027.

Pretende-se que este ambicioso e complexo processo seja conhecido, sentido e participado por toda a comunidade aveirense.

No âmbito da estratégia de comunicação do Teatro Aveirense (TA) e à semelhança do que acontece com este tipo de equipamentos semelhantes (teatros, cineteatros, centros culturais, entre outros) e dos grandes eventos a nível nacional, foi apresentado esta segunda-feira, 26 de novembro, no edifício dos Paços do Concelho, o Instagram do Teatro Aveirense – @teatroaveirense.

Esta ação visa aumentar a divulgação de todas as atividades que se desenrolam no âmbito do TA, bem como a aproximação a públicos específicos, com interesse em muitos dos conteúdos que são apresentados ao longo do ano. Trata-se de mais um importante momento na gestão e crescimento do Teatro ao longo dos últimos 3 anos.

Município de Aveiro