Aveiro já aparece entre os municípios financeiramente mais sustentáveis

1825
Antiga Fábrica Jerónimo Pereira Campos, Aveiro (foto Câmara de Aveiro).

A Câmara de Aveiro tornou-se “uma das melhores pagadoras”, passando de “um prazo de pagamento absurdo” de 242 dias para 21 dias.

“Um novo recorde” para o qual a maioria “anda há cinco anos a trabalhar”, como fez questão de sublinhar o presidente da edilidade ao iniciar a reunião pública do executivo, esta quinta-feira, na Junta de Freguesia de Aradas.

Um dos motivos que levam Aveiro a merecer destaque no mais recente Rating Municipal Português (RMP) elaborado pela Ordem dos Economistas.

Apesar da autarquia “pagar a horas” desde 2015, “o prazo médio estava estragado pelas dívidas velhas” que o Programa de Ajustamento Municipal (PAM) permitiu liquidar, com um empréstimo do Fundo de Apoio Municipal (FAM) de 80 milhões de euros usado para consolidar o passivo.

O saneamento financeiro tem pela frente apenas “questões burocráticas” encontrando-se “quase a terminar”.

Aveiro foi, como notou Ribau Esteves, a terceira Câmara que “mais recuperou” em 2018, garantindo que continuará a ser possível pagar abaixo dos 30 dias, “numa fase em que temos muitas obras, de vários tipos, e muitas operações no terreno”.

A apresentação do Rating Municipal Português, da Ordem dos Economistas, foi feita esta semana e a avaliação integra quatro dimensões de análise. Leva em consideração a governação municipal, o serviço aos cidadãos, o desenvolvimento económico e social e a sustentabilidade financeira.

Aveiro está entre os 10 melhores e é mesmo dos municípios médios mais sustentáveis devido a um “bom comportamento em quase todos os indicadores”.

O RMP considera quatro dimensões para fazer a sua análise: a governança, o serviço à população, a sustentabilidade financeira e o desenvolvimento económico e social

Bragança e Ponte de Lima (Norte) e Aveiro (Centro) aparecem como os municípios médios mais sustentáveis devido a um “bom comportamento em quase todos os indicadores”. No ranking geral, Aveiro é o nono município entre os 10 melhores.

Artigo relacionado

“Rating Municipal Português”: Estudo define os melhores e os piores municípios do país

Comercio 780