PS questiona “atrasos” de projetos do município em Aradas

1563
Reunião do executivo da Câmara de Aveiro, em Aradas.
Comercio 780

Apesar de estarem em curso vários melhoramentos ‘no terreno’, nomeadamente em rodovias e espaço público, o PS não está satisfeito com o empenho municipal em Aradas.

O vereador Manuel Oliveira de Sousa aproveitou o período antes da ordem do dia da reunião pública do executivo camarário, que teve lugar no edifício sede da Junta daquela freguesia, esta quinta-feira, para deixar alguns reparos críticos.

As preocupações socialistas dizem respeito à “dinâmica cultural e desportiva”, sem esquecer “alguns atrasos” em intervenções necessárias.

Manuel Oliveira de Sousa questionou o andamento da requalificação do centro cultural e pediu “uma palavra” sobre o memorial “há muito falado” para a antiga casa do Conselheiro Queiróz, avô de Eça de Queiróz.

A recuperação do pavilhão do Carocho e envolvente não foi esquecida, dada a necessidade de “melhorar” a zona de lazer e desporto, colocando-a ao serviço” da população.

Manuel Oliveira de Sousa questionou o futuro da antiga escola primária de Verdemilho e recordou que persiste o problema “visível” de segurança e saúde pública na antiga fábrica da Pinheira. Questionou ainda o “atraso” na abertura de uma gasolineira junto à rotunda do Botafogo, com restaurante anexo.

Centro escolar de Verdemilho avança no final do ano letivo

Antes da intervenção do eleito socialista, o presidente da Câmara tinha feito um ponto de situação das obras em Aradas, num roteiro que, para além da intervenção no largo Acácio Rosa (centro urbano e cívico da freguesia) passou por outros melhoramento rodoviários e pela ampliação do centro escolar de Verdemilho. A obra vai começar após o final do ano letivo.

O presidente informou que o projeto de requalificação do centro cultural “aguarda disponibilidade do arquiteto”, esperando que possa ser entregue antes do final do ano para lançar a concurso

Sobre a instalação da ‘terceira face’ de Eça de Queiróz, que integra o monumento criado para a rotunda do Botafogo, “não há novidade”, aguardando-se decisões do dono da parcela onde está a fachada da antiga casa do avô do escritor e que integra o jardim onde se pretende localizar o memorial.

Quando ao complexo do Carocho, existe “um acordo” com a Junta no âmbito do qual a Câmara assumiu o projeto de qualificação “de todo o espaço” que inclui polidesportivo e parque, “sem mudanças estruturais”. As escolas desativadas da freguesia são para serviços de associações e da Junta.

Fábrica da Pinheira desperta interesse, Mercadona prepara instalação e rotunda

O avanço da demolição e limpeza da antiga fábrica da Pinheira teve um compasso de espera porque “surgiu uma oportunidade de investimento” de um privado que vai construir habitações. A Câmara admite alienar o terreno, como está previsto há muito.

Quanto a investimentos privados, confirmou que a Mercadona já começou a obra de instalar do supermercado junto à antiga EN109 e será dada prioridade à construção da rotunda prevista nas contrapartidas. Ribau Esteves disse que “questões de empreiteiro” recentemente ultrapassadas atrasaram o restaurante da Prio e, por conseguinte, a entrada em atividade da gasolineira.

Publicidade, Serviços & Donativos