Aveiro / ‘Festival dos Canais’: 50 eventos culturais nas ruas após concordância da autoridade de saúde

2428
Foto Festivais dos Canais.
Comercio 780

O ‘Festival dos Canais 2021’, evento anual em Aveiro organizado pelo município, irá ter uma “edição especial” em julho composta por 50 espetáculos ao ar livre, emissão através da ‘Festival dos Canais TV’ e atribuição de um prémio do público.

O cartaz, repartido em dois momentos (15 a 18 de junho e 23 a 25 de julho), inclui música, teatro de rua, dança, instalações, percursos imersivos, open call e novo circo.

Segundo um comunicado da Câmara, o ‘Festival dos Canais 2021’ “voltará a responder aos cuidados exigidos pelo atual contexto de pandemia, tendo recebido a prévia concordância da Delegada de Saúde de Aveiro”, com cumprimento das normas de segurança decretadas pela Direção-Geral de Saúde e pelo Conselho de Ministros de 8 de julho.

As atividades, em vários espaços e palco espalhados pela cidade, terminarão às 20.00 horas, “possibilitando aos espectadores a possibilidade de frequentarem o comércio local, por exemplo jantando nos restaurantes que fecham às 22.30 horas.”

A edilidade garante que “na tomada de decisão em realizar o evento, foi devidamente considerada a sua importância no estímulo à economia local, nos mais diversos setores, procurando contribuir para minorar os impactos negativos que a Pandemia tem, inevitavelmente, gerado”.

O ‘Festival dos Canais’ é de acesso gratuito, mas os bilhetes são disponibilizados uma hora antes  do início das atividades no respetivo local (exceto no caso dos concertos na praça Marquês de Pombal, que têm de ser levantados uma hora e meia antes do seu início no Museu de Aveiro / Santa Joana – entrada da Igreja de Jesus, alerta a organização.

Destaques

Música » Tiago Bettencourt, The Black Mamba, Gisela João, D.A.M.A, Matay e Bárbara Bandeira, Troll’s Toy com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Bia Maria, Navega, The Twist Connection, Labaq, Lobo Mau, Curt Davis e Cabrita.

Circo contemporâneo » “Perceptions”, pela francesa Compagnie Bivouac; “Só”, de Xampatito Pato.

Dança » “Uno”, pela companhia Delrevés, uma atuação de dança vertical com três intérpretes a usar a fachada do edifício do Cine-Teatro Avenida como palco; “Rise”, da Wonderground Company, no Largo de São Gonçalinho.

Teatro » Espetáculo “Memorial”, de Lígia Soares.

Jardim das Brincadeiras, instalado no Cais da Fonte Nova » Percurso sensorial e diversas performances; espetáculo-instalação “La Caixeta”, da companhia Holoqué.

Parque Municipal Infante D. Pedro » “De Risa en Risa”, pelo mexicano Aziz Gual (números de clown e momentos de destreza e habilidade, entre monociclo, equilibrismo, malabarismo e instrumentos musicais).

Edifício da Antiga Capitania » “Metamorfoses nos Canais”, composto por diversas performances, assim como instalações, workshops e outras manifestações artísticas, num total de 12 propostas que se repetem ao longo dos dias.

Artes visuais / Mercado José Estevão » “Esculturas Suspensas”, uma instalação de Patrícia Geraldes.

Jardim do Museu de Aveiro / Santa Joana » Esculturas da artista polaca Ola Korbanska.

‘Festival dos Canais TV’ » uma emissão nas redes sociais em formato televisivo, com entrevistas, reportagens e os principais destaques do festival, para acompanhar ao longo de todo o evento.

Comunicado com mais informação sobre o Festival dos Canais 2021

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.