Aveiro / Combate à crise pandémica: Câmara prepara pacote financeiro “bem mais forte” para 2021

1606
Aveiro, Paços de Concelho.
Comercio 780

A Câmara de Aveiro irá divulgar, dentro de dias, novos apoios à atividade social e económica do concelho, a atribuir durante o próximo ano, no âmbito do combate à pandemia do Covid-19, comprometendo-se com um reforço substancial das ajudas.

Anúncio feito pelo presidente da autarquia em resposta a questões colocadas por munícipes durante a última sessão de esclarecimento online sobre a atividade municipal.

“Os apoios para 2021 estão em discussão interna, em fase final, para depois tomar decisões”, referiu Ribau Esteves.

“Devo dizer que me preocupa muito. Estamos muito concentrados naquilo que vai acontecer, especialmente, nos três primeiros meses do ano”, afirmou.

De acordo com o autarca, o programa local de apoio à atividade social e económica “vai ter múltiplos apoios, vários programas e campanhas novas”.

“Estaremos a anunciar estas medidas todas até meados da próxima semana”, acrescentou, adiantando que a Câmara irá “manter os apoios” já em vigor no que toca a isenções de taxas diversas (publicidade, ocupação de espaço público e outras “a vários níveis”).

A autarquia pretende, também, “lançar campanhas novas para incentivar o comércio, que é o que interessa muito, ou chamando a pessoas para os restaurantes”. Segundo Ribau Esteves “será, uma tarefa com múltiplas frentes”.

O autarca foi confrontado na conversa online com a referência a iniciativas de concelhos vizinhos. “Conhecemos bem, vamos acompanhando o que as outras Câmaras vão fazendo. Eu julgo que temos tido um bom apoio”, declarou.

Aveiro vai acabar o ano, segundo explicou o líder da edilidade, com “cerca de cinco milhões de euros de apoio”, seja de despesas que a Câmara teve para apoiar as IPSS, seja de “não receitas” nas isenções de taxas, redução de pagamentos de licenças turísticas.

“Devo dizer, contudo, que o pacote financeiro de 2021 é bem mais forte, nomeadamente no que respeita ao apoio à atividade económica, para lutarmos todos juntos e recuperar desta fase difícil”, concluiu.

Artigos relacionados

Aveiro / Covid-19: PS pede à Câmara para “avançar um pouco mais” nas medidas de apoio / Presidente remete “grande parte” para o Governo

Aveiro: Adenda às delegações de competências e apoio anti Covid-19

Aveiro: Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica

Publicidade, Serviços & Donativos