Aveiro com investimento “cada vez mais forte” na cultura e ambiente, garante Ribau Esteves

3081
Antiga Fábrica Jerónimo Pereira Campos, Aveiro (foto Câmara de Aveiro).
Dreamweb 728×90 – Video I

“Cultura e ambiente, Festival dos Canais e Festival Dunas de São Jacinto são elementos de vitalidade e exemplos de crescimento que vamos continuar a desenvolver e que precisam da participação de todos os cidadãos e de todas as cidadãs”. Palavras do presidente da Câmara de Aveiro na mensagem mensal de julho divulgada pelo site da autarquia.

O Festival dos Canais marcará a agenda do mês de julho de 2019 de 17 a 21, “numa aposta que reiteramos com um crescendo de dimensão e de qualidade, e sendo um instrumento importante na concretização da promoção de Aveiro Cidade dos Canais, Aveiro Terra com Horizonte”, escreve Ribau Esteves.

Já o Festival Dunas de São Jacinto (23 a 25 de agosto) passará “a um nível muito mais elevado de dimensão e qualidade em relação às edições anteriores” para ser “um evento de referência na boa cultura dos valores ambientais da Ria, do Mar, da Floresta, das Dunas do Planeta Terra, que em São Jacinto têm um especial espaço de encontro e de fruição.”

O edil garante que existe em Aveiro “um investimento cada vez mais forte na dimensão material e imaterial da cultura e do ambiente, com múltiplos ganhos de causa na qualidade de vida dos cidadãos que aqui residem, trabalham ou passam tempos de laser ou de cultura, sendo os dois pilares base da política de turismo e de promoção territorial”.

Um desenvolvimento “integral” que “assume uma condição particularmente profunda e transversal, com investimentos em muitas outras áreas contributivas para a qualidade de vida, destacando-se a esse nível, a qualificação urbana e viária.”

Na cultura, além da aprovação formal do Plano Estratégico Para a Cultura do Município de Aveiro e o lançamento público e formal da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, é dado relevo à conclusão da obra de reabilitação do Museu Arte Nova/Casa Major Pessoa.

“Temos em curso as obras de reabilitação do edifício da Antiga Estação da CP e do edifício Fernando Távora. Temos em desenvolvimento o projeto de reabilitação do Teatro Aveirense. Vamos iniciar os projetos do Museu da Terra/Requeixo, e de reabilitação do Museu de Aveiro/Santa Joana e da Igreja das Carmelitas. Desenvolvemos múltiplas ações de cooperação com Associações e Agentes Culturais. Entre outras apostas”, adianta o edil aveirense.

No ambiente, é feita referência, entre outras intervenções, à obra do caminho/passadiço entre os parques ribeirinhos de Requeixo e do Carregal e à aposta na mobilidade suave, “com mais ciclovias dedicadas e de uso partilhado, com o aumento das áreas pedonais dando-lhes a devida qualidade, segurança e conforto”. A Câmara procedeu lembra que fez o lançamento do concurso da BUGA 2.

Nos espaços verdes, Ribau Esteves diz que a autarquia rearborizou “com a necessária qualidade e sustentabilidade as zonas urbanas” e investiu “mais na Educação Ambiental”.

Publicidade, Serviços & Donativos