Águeda: Município reabre acesso ao centro municipal de canoagem abandonado há quase 20 anos

3610
Centro Municipal de Canoagem, Águeda.

“Mais uma boa notícia para Águeda”. É assim que o presidente da Câmara de Águeda anuncia a tomada de posse, após duas décadas de diferendos judiciais, do terreno onde foi construído o centro de canoagem, na margem esquerda do rio Águeda.

“Começaram ao final da manhã de hoje, os trabalhos de reabertura da rua, que se encontrava encerrada há largos anos e a limpeza do terreno. Mais um problema resolvido com perseverança, diálogo e muito empenho”, congratula-se Jorge Almeida.

Os diferendos com os proprietários arrastaram-se até Fevereiro passado, com um acordo em tribunal. O município decidiu pagar uma verba de 40 mil euros para ficar na posse das instalações onde investiu cerca de 400 mil euros e chegou a inaugurar em 2004, Um ano depois fechou portas e o acesso seria bloqueado, já que, afinal, ocupava terrenos que não eram propriedade da edilidade que teve de iniciar um processo de expropriação.

O edifício encontra-se degradado e nunca teve qualquer tipo de atividade, tendo de sofrer melhoramentos para servir o propósito com que foi construído.

O centro municipal de canoagem funciona atualmente junto das antigas instalações do Instituto do Vinho e da Vinha (IVV). O espaço que poderá albergar um centro interpretativo relacionado com o Rio Águeda, no âmbito do Programa Life Águeda.

Publicidade, Serviços & Donativos