Aveiro: Centro de vacinação alternativo ao Centro de Saúde entra ao serviço este mês

1437
Centro de vacinação (foto jpn.up.pt).

A Câmara de Aveiro vai disponibilizar, com um terceiro parceiro, ao Ministério da Saúde um espaço novo para vacinação da Covid-19, como aconteceu numa fase inicial em que foi utilizado o recinto municipal de feiras.

Sem revelar ainda o local em concreto e a data de ativação, Ribau Esteves, líder da edilidade, aproveitou o período antes da ordem do dia reunião do executivo camarário, esta tarde, para informar que será uma zona de uso exclusivo do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga pelo tempo necessário.

Atualmente, a vacinação, em Aveiro, está a ser feita no Centro de Saúde da cidade, gerando muitas reclamações dos cidadãos que são colocados em espera sem condições de acolhimento no exterior do edifício, com tempos longos a aguardar vez.

“Como sempre, a Câmara assume-se como parceiro, somos equipa, estamos sempre ao dispor mas a gestão é competência do Ministério da Saúde”, disse o edil, adiantando que no decorrer deste mês será divulgado o local do novo centro de vacinação juntamente com o ACeS, que irá destacar para o serviço uma equipa de enfermagem em exclusivo.

Ao intervir sobre o assunto, Manuel Oliveira de Sousa, vereador do PS, admitiu que a “procura fora do agendamento” esteja a aumentar a concentração de pessoas para vacinar, mas estranhou a demora em encontrar alternativa ao Centro de Saúde de Aveiro, um problema idêntico em concelhos vizinhos que as respetivas autarquias locais têm ajudado a resolver. “Precisamos de avançar mais rápido, as coisas não têm corrido bem, salvaguardando as responsabilidades das pessoas”, pediu o eleito socialista.

Segundo adiantou Ribau Esteves, o Centro de Saúde de Aveiro tem capacidade para vacinar duas centenas de pessoas diariamente e 600 por dia ao fim-de-semana, atribuindo a presença elevada de utentes ao modelo de ‘Casa Aberta’ que está disponível. “Sr. vereador, dar nota que não estamos em concurso com ninguém, de sermos mais rápidos ou menos rápidos. A Câmara tem estado sempre ao dispor do Ministério da Saúde”, vincou o autarca.

O presidente da Câmara aproveitou para informar, também, que a Câmara irá abrir o recinto municipal de feiras para o voto antecipado nas eleições legislativas, que funcionará a 23 de janeiro. Será modo semelhante às últimas Presidências, em que foi usado o Centro Cultural e de Congressos. Desta vez, no parque de feiras, com mais meses de voto.

Artigo relacionado

Comunidade escolar congestionou centro de vacinação de Aveiro

Novo recorde nos infectados e mais 22 mortes

O boletim da Direção-Geral da Saúde refere esta quinta-feira mais 40.134 casos de covid-19 (o número mais elevado desde o início da pandemia) e 22 mortes. Existem 286.965 casos ativos, mais 10.071.

O Norte regista mais 5.834 infectados e seis mortes. Centro tem mais 3392 infectados e três óbitos.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.