Aveiro Capital Europeia da Cultura: ‘Open Call’ recebeu uma centena de propostas artísticas

976
Teatro Aveirense.

Mais de uma centena de submissões, de 10 países, “em áreas tão diversas como a música, a história, a saúde, a ciência e a sustentabilidade, entre muitas outras”.

São estes os resultados da mais recente ‘Open Call’ do projeto ‘Aveiro 2027 – Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura’.

A chamada esteve vigente entre 10 de agosto e 15 de setembro com o objetivo de angariação de ideias e projetos criativos de todo o mundo, em qualquer área.

“Procuraram-se ideias para abrir, esboçar, explorar e arriscar uma cidade melhor e uma Europa mais unida, capazes de ser implementadas em Aveiro e de participar neste movimento de transformação”, refere uma nota de imprensa do município aveirense.

Ainda no âmbito cultura, decorreram, recentemente, as residências artísticas dirigidas aos jovens premiados do ‘Concurso Aveiro Jovem Criador’ de 2019 e 2021 nas faixas etárias dos 12-17 e dos 18-35 anos.

Para além do prémio monetário, a Câmara lembra que tem apostado, desde 2017, em proporcionar aos premiados “uma experiência de estímulo ao desenvolvimento artístico, a aquisição de novos conhecimentos e técnicas, bem como, o alargamento de novos conceitos, através da convivência com espaços de criação e pessoas que partilham e estimulam a própria criatividade e a expressão artística”.

Residências Artísticas

12-17 anos » Na Oliva Creative Factory e na Viarco, em S. João da Madeira, sob a orientação de artistas/formadores nas diversas áreas, nomeadamente, José Rosinhas (Pintura e Ilustração), José Geraldo (Escrita), Sérgio Eliseu (Arte Digital e Audiovisual), atribuída aos seguintes Premiados: Beatriz Gaspar (Prémio Ilustração 2021), Bernardo Guerreiro (Prémio Pintura 2019),Catarina Castro (Prémio Arte Digital 2021), Carlota Ramalheira (Prémio Pintura 2021), Eva Dionísio (Prémio Ilustração 2019), Francisca Monteiro (Prémio Escrita 2021) e Mário Diogo Afonso (Prémio Audiovisual 2019);

18-35 anos » Em Burgos, Espanha, na Organização El Hacedor – Imagenes y Palabras, com a participação do primeiro grupo de premiados, no período de 08 a 15 de setembro, destacando-se, Ana Mariano (Prémio Música 2021), Evandro Renan (Prémio Ilustração 2019), José Júlio Trigueiros (Prémio Escrita 2021), Sirena (Prémio Arte Digital 2021). Até dezembro de 2021 prevê-se a participação do segundo grupo de Premiados, Eva Daniela (Prémio Ilustração 2021), João Pedro Garcia (Prémio Audiovisual 2021), Ricardo Ladeira (Prémio Fotografia 2021), Rafael Alves (Prémio Pintura 2021).

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.