Aveiro: Campanha de sensibilização ambiental “O saco que não tinha pernas”

976
Campanha municipal de ambiente.

No âmbito do Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA) 2019/2020, a Câmara Municipal de Aveiro, em parceria com a Veolia Portugal S.A., está desenvolver junto dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico uma campanha de sensibilização ambiental, denominada: “O saco que não tinha pernas”.

A atividade de sensibilização ambiental decorre desde o dia 6 de janeiro e que se prolonga até 19 de março, é destinada aos alunos do 1.º e 2.º anos, das crianças da educação pré-escolar, da rede pública e dos estabelecimentos de ensino aderentes ao Programa Eco-Escolas da rede privada/IPSS.

O objetivo desta campanha é sensibilizar as crianças e os alunos para a necessária e correta deposição do lixo, através de diferentes caracterizações dos sacos:

– O saco que não tinha pernas, que é o saco que fica à porta de casa e que sozinho não chega ao contentor;

– O saco sem segredos, que é o saco que é deixado aberto e que dessa forma acaba por verter os resíduos que contém;

– O saco que comia papel, que é o saco onde são colocados materiais que podiam ser reciclados misturados com resíduos que acabam por contaminar;

– O saco que tinha minhocas na barriga, que é o saco que numa casa com jardim não sabe aproveitar material para compostagem.

As crianças vão aprender o que é que acontece (e o que devia acontecer) a cada saco, onde vai parar o saco depois do contentor e a importância da correta deposição.

Sinopse

“O Caça-Tesouros voltou para contar uma história sobre sacos que ele vai encontrando quando está a fazer o seu trabalho. O saco que não tinha pernas, o saco que não tinha segredos, o saco que comia papel, o saco que tinha minhocas na barriga… Mas como quem conta um conto aumenta um ponto … são as crianças que vão ajudar a desenvolver a história. Desta forma vamos ensinar que para cada saco pode sempre haver um final feliz.”

Publicidade, Serviços & Donativos