Aveiro: Campanha de prospeção vai estudar novos achados arqueológicos romanos em Cacia

2376
Igreja de São Julião, em Cacia Aveiro (Imagem Google).
Dreamweb 728×90 – Video I

“Materiais cerâmicos abundantes dispersos no solo” que podem ser do período Romano foram encontrados na zona da Igreja de São Julião, na freguesia de Cacia, informa a Câmara de Aveiro.

Atendendo à proximidade de dois sítios arqueológicos já conhecidos (Marinha Baixa e Torre), a Junta de Freguesia local reportou ao município os novos vestígios, que originaram uma visita técnica ao local, incluindo de especialista da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), tendo sido confirmado que são “grande interesse arqueológico”.

Tratam-se de “restos de materiais construtivos do período romano, destacando-se o relevante número de fragmentos de telha, tijolo, estando também presentes alguns fragmentos de cerâmica comum, bem como se regista a presença de pedaços de opus (tipo de argamassa específico do Império Romano)”.

As pesquisas arqueológicas na Torre “permitiram recolher vários materiais, mas não foram identificadas estruturas claramente associadas ao que seria o povoado, existindo ainda muitas dúvidas quanto à sua exata localização e dimensão.

Assim, “o novo achado superficial, pela quantidade e tipologia dos materiais, “pode indiciar uma localização mais precisa” para aquele povoado.

A Câmara de Aveiro adianta que procedeu à contratação de uma empresa especializada em prospeção geofísica, que, após parecer favorável da DRCC, irá dar início, no começo do mês de outubro, a uma campanha de prospeção geofísica no local, sendo utilizadas duas técnicas distintas e complementares – o geomagnetismo e o georadar.

“A serem obtidos resultados relevantes, novas etapas de trabalho de campo e investigação serão consideradas, perspetivando a salvaguarda patrimonial e o aprofundamento da história do território do município de Aveiro”, conclui a nota informativa.

Achados arqueológicos em Cacia. Aveiro.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.