Aveiro / Bicicletas partilhadas: Estações da BUGA 2 prontas até ao Verão

3474
BUGAS 2 (Foto Facebook da Rádio Soberania).

A autarquia de Aveiro aproveitou o Dia Mundial da Bicicleta, assinalado este domingo, para fazer ponto de situação da instalação da chamada BUGA 2 (modelo sucessor das primeiras bicicletas de utilização gratuitas), já em curso e com conclusão apontada para julho, seguindo-se a ativação.

Durante um percurso de bicicleta, ao final da tarde, rumo ao parque Infante D. Pedro, ponto central do fim de semana da ‘Eco Aventura’, a comitiva municipal fez uma paragem na via ciclável junto ao Centro Cultural de Congressos, onde está a ser instalada a primeira ‘doca’ da rede de 21 para servir o concelho.

As bicicletas partilhadas encomendadas pela Câmara são de dois modelos – um tradicional e outro equipado com suporte de telemóvel que permite o carregamento do mesmo enquanto está em circulação -, fazendo parte de um “sistema integrado e inteligente de gestão” especificamente desenvolvido para servir veículos de “mobilidade suave” que vão ser de utilização paga.

O projeto foi adjudicado ao agrupamento de empresas constituída pela MEO, Soltráfego e Lightmobie quase 718.874 euros.

Durante o atual mandato, foi ativada a via ciclável entre a Universidade de Aveiro e a estação da CP, com outros troços a surgirem a par da qualificação urbana em vários locais da cidade. Um esforço “para criar melhores condições mais seguras” de ciclistas, esperando-se uma adesão maior aos “circuitos normais de casa – trabalho’’, como referiu o líder da edilidade Ribau Esteves.

A BUGA de primeira geração, lançada há mais de duas décadas, tem atualmente cerca de nove dezenas de bicicletas que permanecem de utilização gratuita.

Sistema de bicicletas partilhadas de Aveiro

» 204 bicicletas;
» 20 estações com 308 docas / lugares;
» Uso ativado com recurso a App (aplicação para smartphone).

Artigos relacionados

Aveiro: Trajeto ciclável e nova BUGA dominam investimentos de mobilidade suave

Aveiro: Câmara aprova investimentos na ‘BUGA 2’ e rotunda em Cacia

PS quer vias cicláveis a ligar freguesias à cidade

Manuel Oliveira de Sousa, candidato do PS à Câmara de Aveiro, aproveitou uma deslocação a Cacia, este domingo, para partilhar uma declaração de compromisso a pretexto do Dia Mundial da Bicicleta.

“Estivemos estes quatro anos em defesa dos interesses de Cacia. Neste dia não fazemos números para a comunicação social só no centro da cidade.Defendemos que seja possível sair do centro de Cacia e poder ir por via dedicadas, de mobilidade suave, de Cacia até Aveiro, é isso que pretendemos para quem vive e trabalha nesta freguesia”, afirmou o vereador socialista.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.