Aveiro: BE acusa Câmara de “falhanço” nas políticas de mobilidade

572
AveiroBus.

O aumento das tarifas de estacionamento “mostra o falhanço das políticas de mobilidade em Aveiro”, acusa o Bloco de Esquerda concelhio em comunicado.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A atualização do preço do estacionamento pago em Aveiro um aumento em média de 50%, a partir de Março, continua a merecer reações da oposição local.

Para o BE, a decisão “é injusta e penalizadora da população, que por força das políticas de mobilidade da Câmara Municipal de Aveiro, está forçada a recorrer ao automóvel para garantir as suas necessidades de mobilidade.”

“O executivo de direita usa a promoção da mobilidade suave como justificação para estes aumentos. No argumentário da edilidade, estes aumentos visam o incentivo à utilização dos parques periféricos e dos transportes públicos e à penalização das deslocações para o centro da cidade”, acrescentam os bloquistas.

O Bloco continua insatisfeito com serviço de transportes públicos, concessionado a um operador privado, porque “não só é completamente desajustado às necessidades reais da população como não promove hábitos de utilização” e, mesmo com a entrada ao serviço da Busway, persistem “atrasos e supressão de carreiras recorrentes.”

Os aumentos anunciados pela autarquia no tarifário do estacionamento “não são mais que um esbulho fiscal, a somar aos recentes aumentos de 35% da taxa de resíduos urbanos”, criticam os bloquistas.

Para o BE, “é preciso promover efetivamente a mobilidade suave e a utilização dos transportes públicos”, com medidas para “reverter a concessão que privou a Câmara Municipal do principal instrumento de promoção de políticas de mobilidade suave”.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.