Aveiro: Aprovadas as distinções honoríficas do Dia da Cidade

3652
Dia da Cidade, Aveiro (2020).

A Câmara de Aveiro aprovou, esta tarde, as tradicionais condecorações a atribuir no Dia da Cidade, que se assinala a 12 de maio, feriado municipal consagrado religiosamente à padroeira Santa Joana.

Uma forma de “agradecimento, reconhecimento e incentivo” a personalidades de mérito, como sublinhou o presidente Ribau Esteves ao intervir na reunião pública do executivo camarário.

A medalha de mérito em prata será entregue a Lacerda Pais, provedor da Santa Casa da Misericórdia desde 2006. Uma figura da cidade que ocupa “um lugar muito especial na dimensão social” de Aveiro, liderando uma das instituições locais “mais fustigadas pela pandemia da Covid-19”, justificou o líder camarário.

Há, depois, mais cinco medalhas de mérito em cobre. Uma a título póstumo, para agraciar Antero Santos, ex-presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, Requeixo e Nariz. Uma “homenagem e reconhecimento enquanto autarca e empresário, com dedicação à causa pública”.

Carlos Magalhães, professor do ensino secundário (EB 2,3 João Afonso de Aveiro, Agrupamento Escolas de Aveiro – Homem Cristo), Fatima (Fatinha) Ramos (ilustradora aveirense radicada na Bélgica), Isménia Franco (presidente da direção do Centro Comunitário da Vera Cruz) e Susana Sargento (investigadora da Universidade de Aveiro e do Instituto das Telecomunicações) completam a lista dos agraciados.

A proposta foi aprovada por unanimidade. “Estamos, por assim dizer, alinhados, concordando com os agraciados, que valorizam os aveirenses, ajudam tornar Aveiro uma referência e dignificam o Dia da Cidade”, sublinhou o vereador do PS Manuel Oliveira de Sousa, admitindo que “foi fácil chegar a consenso”.

Artigo relacionado

Aveiro: Câmara divulga programa comemorativo do Dia da Cidade

Publicidade, Serviços & Donativos