Aveiro apresentou em Madrid plano para adaptação às alterações climáticas

345
Vereador João Machado na conferência “Transformações urbanas para uma nova organização social".

A Câmara Municipal de Aveiro participou no último dia 19 de junho, através da presença do Vereador João Machado, na 6.ª Edição do Foro de las Ciudades de Madrid 2024, sob o tema: “Transformações urbanas para uma nova organização social”, que se realizou no IFEMA, em Madrid, Espanha.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

João Machado apresentou o tema “Adaptação às Alterações Climáticas – Transformação Digital na Gestão da Água e dos Recursos Marinhos”, dando conta das principais ações em curso e previstas no âmbito do PMAC – Plano Municipal de Ação Climática, em matéria de adaptação do território às alterações climáticas, como o Sistema de Defesa Primária do Baixo Vouga Lagunar e Ponte Açude, o Cais do Sal, a reabilitação do sistema de comportas bem como o investimento já realizado na diminuição de emissões de CO2, com o novo Ferryboat 100% Elétrico ‘Salicórnia’, a eletrificação dos barcos moliceiros nos canais urbanos, a rede de sensores para monotorização da qualidade do ar, entre outras.

Neste evento, participaram as Cidades da Rede Cencyl, sendo que para além de Aveiro, estarão também representadas as cidades portuguesas da Figueira da Foz, Coimbra, Viseu, Guarda, Almeida e as congéneres espanholas de Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid, para exporem as suas diferentes iniciativas de combate aos desafios climáticos no contexto da descarbonização e neutralidade climática urbana.

Na véspera, dia 18 junho, em Salamanca, em reunião de parceiros da rede Cencyl, decorreu a cerimónia de assinatura do convénio de cooperação territorial entre as instituições locais de Castela e Leão e a Região Centro de Portugal, que aprova o organismo de cooperação territorial “Rede de Cidades CENCYL” por um período de vigência de 10 anos, até junho de 2034.

A rede tem como objetivo fomentar a cooperação e promover o desenvolvimento integral dos municípios cooperantes, tendo como eixos principais de atuação as áreas de ação climática, mitigação, adaptação e prevenção de riscos, sustentabilidade e resiliência urbana, desenvolvimento económico local e empreendedorismo, inovação e desenvolvimento.

Câmara de Aveiro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.