Aveiro: Apresentação de projetos de investigação e tecnologia para a Economia Azul

1213
Dunas de São Jacinto, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Ubiwhere acolhe, a 4 de abril, em Aveiro, o encontro “Blue Connectivity – Foster Digital Technologies for the Blue Economy”.

A iniciativa, explica um comunicado da empresa tecnológica, “promoverá a divulgação de projetos de investigação e tecnologia no âmbito da Economia Azul assim como uma discussão alargada sobre o potencial de inovação colaborativa neste setor.”

Do programa constam intervenções do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e da Embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Bruvik Westberg.

O encontro enquadra-se no âmbito do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014-2021, operado pela Direção-Geral de Política do Mar. “Trata-se de um mecanismo de apoio financeiro a projetos inovadores no âmbito da Economia Azul sustentável suportados em fundos da Noruega, Islândia e Liechtenstein”.

Em Aveiro, serão apresentados vários projetos de promoção do conhecimento, inovação e conectividade do setor, financiados pelos EEA Grants 2014-2021, com moderação do Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica – Cluster TICE.PT.

“Um dos projetos em destaque” é o projeto WOSUP, promovido pela Ubiwhere, que promove a remoção de plástico e seus derivados nos oceanos, “através da localização e dimensão das acumulações de resíduos com base em software.” Neste evento serão apresentados os resultados finais da sua execução, nomeadamente as ferramentas tecnológicas desenvolvidas.

O encontro inclui umma mesa redonda pela Digital Nervous System Testbed (Ubiwhere) sob o tema da inovação colaborativa para a sustentabilidade, na qual participarão diversas organizações com trabalho desenvolvido neste âmbito, com particular enfoque na área da Economia Azul sustentável. De entre estes, destaca-se o Ecomare (Universidade de Aveiro), BGI – Building Global Innovators e Riasearch.

Discurso direto

“Este evento revela como o desenvolvimento tecnológico é parcela indispensável na promoção da competitividade e sustentabilidade do setor marítimo, considerando o potencial distinto de que beneficia Portugal para a criação de valor na área da economia azul” – Rui A. Costa, co-CEO da Ubiwhere.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780