Aveiro: Apoios aos bombeiros com novas modalidades e reforço de verbas

1659
Quartel dos Bombeiros Velhos, Aveiro (arquivo).
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Aveiro chegou a acordo com as duas corporações de bombeiros locais para um novo modelo do subsídio anual que prevê em 2019 um valor global de 440 mil euros, mais 138 mil que no ano anterior.

Segundo informação dada pelo presidente da edilidade na reunião pública do executivo em Nossa Senhora de Fátima, “os termos” resultam de um processo negocial assumido pelas partes para fixar “apoios de forma estável”, no caso até 2021.

Os Bombeiros Novos, por força do posto de São Jacinto, recebem uma verba superior.

Ribau Esteves deu conta existem “novas componentes” nos protocolos. “A maior novidade” é o apoio para “uma equipa de reforço operacional” em cada corporação quando necessário junto da equipa permanente que assume funções no âmbito da Proteção Civil Municipal. São 50 mil euros a acrescentar a cada.

Os bombeiros vão passar a receber também ajuda para criar “bolsas de voluntários”, permitindo assegurar operacionais no ativo e a respetiva formação. O incentivo será de 200 euros por voluntário, com limite de 200.

Ribau Esteves informou ainda que a ajuda financeira para investimentos subiu de 15 para 25 mil euros e já não existem dívidas para as corporações, tendo sido liquidada no ano passado a parte em falta do ‘bolo’ de 75 mil euros que a Aveiro Expo tinha em atraso.

(em atualização)

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780