Aveiro: Acordo de Cooperação com a Paróquia da Vera Cruz “resolve passivo urbano e social”

1244
Avenida da Força Aérea, Aveiro.
Comercio 780

O Executivo Municipal deliberou, mediante a celebração de Contrato de Comodato, a firmar com a Fábrica da Igreja da Paróquia da Vera Cruz, receber o prédio comummente conhecido como “Ilha do Canastro” nas imediações da Avenida da Força Aérea, nas Agras do Norte.

Demolição da “Ilha do Canastro”

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) irá proceder à requalificação da zona verde de Sá-Barrocas, criando um parque urbano e demolindo os passivos urbanos existentes nesta zona, dos quais se evidencia, pela falta de condições de habitabilidade, a “Ilha do Canastro”.

Nesta sequência foi também aprovada a alteração ao Estudo Urbanístico das Agras do Norte, que define as condições de requalificação de toda esta zona (desde o Parque das Barrocas até à urbanização adjacente à Avenida da Força Aérea). O Estudo Urbanístico em vigor desde 10DEZ19 e que agora se alteração com a integração da ocupação urbana da zona da “Ilha do Canastro”, vai estruturar a futura ocupação deste espaço, onde se destaca a regulação da circulação viária em sentidos únicos e a criação de uma nova bolsa de estacionamento público, como contributo para a diminuição da pressão rodoviária, complementada e valorizada com a componente arbórea.

Nove famílias realojadas

A necessidade de demolição do edifício da “Ilha do Canastro” é também uma ação prioritária de Ação Social com o apoio às nove famílias que atualmente ali residem, que serão realojadas no Bairro de Santiago em apartamentos renovados, em regime de renda apoiada, definida em função dos seus rendimentos anuais.

Neste sentido, o Executivo Municipal deliberou aprovar o seu realojamento em habitações sociais da CMA na Urbanização do Bairro de Santiago, recentemente reabilitadas ou em bom estado de conservação.

Na mesma Reunião, foi ainda a autorizado pelo Executivo Camarário entregar por direito de superfície, do edifício nº 34/36 da Rua do Gravito, ao Centro Social e Paroquial da Vera Cruz, avaliado em 221.670€.

A CMA entende que ao permitir que o Centro Social e Paroquial da Vera Cruz utilize este prédio dá um importante contributo para o desenvolvimento eficaz das atividades que se enquadrem nos seus fins estatutários e para o licenciamento das instalações.

Câmara de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos